Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Governo antevê que curva epidemiológica deve aumentar pelo menos até ao fim de Abril

covid 19 J

A ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou hoje que com dados disponíveis à data é previsível que a curva epidemiológica do novo coronavírus "aumente pelo menos até ao final de Abril".

Na habitual conferência de imprensa para balanço sobre o Covid-19, Marta Temido deu ainda conta de que há "18 casos internados em unidade de cuidados intensivos e oito desses casos são críticos". Relativamente a estas pessoas que estão internadas nos cuidados intensivos, a directora-geral de Saúde, Graça Freitas, que também participou nesta conferência, adiantou que a maioria são idosas ou “com patologias associadas”, o que corresponde ao padrão expectável. "Com dados que dispomos à data é previsível que a curva epidemiológica aumente, pelo menos, até ao final de Abril. Até lá, o comportamento da curva dependerá também do nosso comportamento individual", disse, por sua vez, a ministra da Saúde. Depois desta fase advertiu que haverá "ainda casos de doença". "Temos que nos preparar para este cenário e para esta realidade que é provavelmente a realidade que nos espera", pediu.

Sobre esta segunda-feira, que "é um dia em que muitos sectores de actividade vão trabalhar", Marta Temido avisou que é "importante que esse trabalho aconteça disciplinadamente". "A melhor forma de nos ajudarmos uns aos outros é garantir que aquilo que não actividades imprescindíveis são temporariamente suspensas, adiadas e aquilo que são catividades em nome do bem comum, do interesse comum do normal funcionamento da sociedade, continue", pediu.

Na perspectiva da governante, "é com muita emoção e solidariedade" que se assiste a manifestações que ainda no sábado à noite se fizeram sentir "de apoio aos profissionais de saúde". "Eles são o melhor do sistema de saúde e merecem todo o nosso apoio", enalteceu, garantindo que o Governo tudo fará para os proteger.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detectado em Dezembro, na China, e já provocou mais de 6.000 mortos em todo o mundo. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos de infecção confirmados para 245, mais 76 do que os registados no sábado.

Entre os casos identificados, 149 estão internados, dos quais 18 em unidades de cuidados intensivos, e há duas pessoas recuperadas. Neste momento há já um total de casos não confirmados de 1.746 e estão a aguardar resultado laboratorial 281 casos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa