Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Dia Mundial da Asma: campanha sensibiliza para a importância de controlar a asma durante a pandemia

stopasma

‘Somos ImpARáveis’ é o mote da campanha ‘Que a Asma não te Pare’, lançada a propósito do Dia Mundial da Asma, que se assinala esta terça-feira, dia 5. Promovida pela Mundipharma, com a chancela da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Associação Portuguesa de Asmáticos, Respira e Dignitude, a campanha desafia os portugueses a provar que são imparáveis, convidando-os a participar numa corrida digital solidária para demonstrar que a asma não deve representar uma limitação às tarefas diárias, mesmo durante a pandemia Covid-19.

A corrida digital solidária ‘Somos ImpARáveis’ consiste num desafio de sopro com o objectivo de pôr à prova as famílias portuguesas e ver qual o elemento que consegue soprar com mais força e chegar primeiro à meta. Para isso basta construir uma pista simples e cada pessoa terá de soprar uma bola de ping-pong ou de papel através de uma palhinha (ou de um tubo de caneta) até à meta. Por cada vídeo do desafio publicado nas redes sociais com a hashtag #queaasmanaotepare será doado pela Mundipharma 1 euro ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. O abem: (iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia) permitindo o acesso sem barreiras ao medicamento àqueles que mais precisam, tem conduzido a mudanças positivas a longo prazo nos seus beneficiários, incluindo o aumento da estabilidade emocional e reforço da coesão familiar, no caso das crianças e adolescentes e, no caso dos adultos, a redução do absentismo e o aumento da qualidade de vida e da estabilidade financeira. Mais informações em https://www.facebook.com/queaasmanaotepare/.

Em Portugal, a asma afecta cerca de 700 mil portugueses (6,8% da população) e cerca de 175 mil crianças e adolescentes (8,4% das crianças).  Metade dos asmáticos portugueses não tem a doença controlada, representando 43% da população geral e 51% da população pediátrica (referência: https://www.spaic.pt/noticias/videodmasma19). No caso das crianças e adolescentes, o não controlo da doença conduz ao absentismo escolar e laboral por parte dos pais que têm de dar assistência aos filhos durante os episódios de agudização da asma, para além de afectar negativamente a qualidade de vida e autoestima dos mais novos.

Estudos recentes revelam ainda que nove em cada dez doentes com asma não controlada tem uma percepção errada do controlo da sua doença, o que pode impedir a procura de um tratamento adequado para estabilizar os sintomas. Durante um surto pandémico, a importância de controlar a asma são ainda maiores porque uma das consequências do subtratamento são as agudizações graves da patologia, com necessidade de internamento. Esta campanha permite sensibilizar os portugueses para essa realidade, ajudando-nos a prevenir a exacerbação da asma e as consequências que daí advêm.

Sabemos que actualmente, as principais dificuldades no controlo da asma são a inadequada adesão ao tratamento regular e contínuo e a utilização incorrecta dos dispositivos inalatórios. Por isso, é fundamental apostar numa adequada gestão da doença para obter os melhores resultados de saúde” esclarece Sofia Ferreira, country manager da Mundipharma. “Em 2020, queremos continuar a transmitir a mensagem de que a asma não constitui uma limitação à vida diária, quando é devidamente controlada. Apesar do confinamento em casa e do cumprimento de algumas restrições, a população deve continuar a cumprir o tratamento regular, aliado a um estilo de vida saudável” remata.

Fotografia: Direitos Reservados