Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autoridade Marítima Nacional alerta para cuidados a ter nas praias este fim-de-semana

Policia Maritima

A previsão de tempo quente no próximo fim-de-semana poderá convidar a população a frequentar as praias, contudo a Autoridade Marítima Nacional alerta para os cuidados a ter e para a importância da adopção de um comportamento de segurança.

“Algumas praias apresentam ainda alguns efeitos da agitação marítima do Inverno podendo verificar-se fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros. Alguns destes fenómenos não são visíveis, acarretando perigo para quem entra na água”, alerta este organismo da Marinha em comunicado enviado ao ALVORADA. “É também de extrema importância cumprir as regras de distanciamento social e cumprir todas as indicações das autoridades, com o objectivo reduzir a propagação da pandemia provocada pela Covid-19”, adianta.

Como a grande maioria das praias ainda não está vigiada, “consequentemente, o socorro será mais demorado”, pelo que a Autoridade Marítima Nacional recomenda que os banhistas devem vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto. Outra chamada de atenção passa pelo cumprimento das regras de distanciamento social e cumprir todas as indicações das autoridades. Evitar comportamentos de risco, não viras as costas ao mar, evitando ser surpreendido por uma onda, são outros conselhos. Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não deve entrar mas pedir ajuda através do número telefónico de emergência 112.

A Autoridade Marítima Nacional informa ainda que irá reforçar a vigilância na orla costeira e no mar. Este reforço destina-se especialmente à sensibilização e prevenção de eventuais situações de risco.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)