Provas finais do 9º ano começam com escolas preparadas para estrear formato digital
- Categoria: Sociedade
- 20/06/2025 10:11
Os alunos do 9º ano realizam hoje a primeira das duas provas finais do ensino básico que, pela primeira vez vão ser feitas em formato digital, desafio para o qual as escolas dizem estar preparadas.
A prova de Matemática vai decorrer em dois turnos, o primeiro a partir das 9h30 e o segundo às 12h00.
Pela primeira vez, as provas finais do 9º ano vão realizar-se em formato digital, depois de, no ano passado, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação ter decidido manter o formato em papel por considerar que a equipa ministerial anterior, liderada por João Costa, não assegurou as condições necessárias.
Há uma semana, o presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) disse estar confiante que as escolas estão em condições para garantir a realização das provas sem percalços.
"Não estamos a contar com percalços. A máquina está montada. Estamos em condições de avançar com segurança para que as provas do 9º ano sejam realizadas em suporte digital", disse, na altura, Filinto Lima em declarações à agência Lusa.
Menos optimista, o movimento Missão Escola Pública alertou que não estão reunidas as condições de equidade e antecipou um cenário de perturbação num momento que deveria ser de serenidade.
O representante dos directores escolares desvalorizou as preocupações levantadas pelo movimento de professores, sublinhando que as escolas estão desde o início do ano lectivo a preparar-se para aquele momento.
Além das provas finais do ensino básico, também as provas de Monitorização das Aprendizagens (ModA), que decorreram entre 19 de Maio e 6 de Junho para os alunos dos 4º e 6º anos, foram realizadas em formato digital, com constrangimentos pontuais, mas que Filinto Lima diz terem ajudado as escolas a preparar-se.
Depois da prova de Matemática, os alunos voltam a ser avaliados na quinta-feira a Português.