Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oeste está hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta

Praia da Areia Branca 2020

Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A região Oeste está entre as regiões do país em risco muito elevado. Estão esta categoria os distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro (no continente), a ilha do Faial (Açores) e o arquipélago da Madeira.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Viseu e Bragança (continente), e as ilhas das Flores, Terceira e São Miguel (Açores) estão hoje com níveis elevados à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para a Lourinhã é hoje esperada uma temperatura máxima de 27 graus e uma mínima de 13 graus mas para amanhã a máxima vai descer para 23 graus e a mínima subirá para 16.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)