Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

CCDR-LVT: maioria dos autarcas da Lourinhã vota em Teresa Almeida e Joaquim Sardinha

AML eleicoes

Naquela que foi a primeira eleição do presidente e do vice-presidente da CCDR-LVT - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a Assembleia Municipal da Lourinhã votou maioritariamente nos únicos candidatos, a actual presidente Teresa Almeida que se apresentou para a recondiuão no cargo, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra, Joaquim Sardinha, para vice-presidente da instituição pública sediada na capital. Dos 36 eleitores do concelho da Lourinhã, participaram no acto eleitoral 31 autarcas, dos quais 20 votaram a favor, 10 optaram pela abstenção e registou-se um voto nulo.

Os autarcas dos 12 municípios da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste integraram o conjunto de 1.987 eleitores, convocados para este acto eleitoral durante uma sessão especial da respectiva Assembleia Municipal, que decorreu em simultâneo e ininterruptamente entre as 16h00 e as 20h00 nos 52 municípios da área geográfica da CCDR-LVT. Além dos membros dos executivos das Câmaras Municipais, puderam votar os eleitos das Assembleias Municipais destes municípios, dos quais 188 são presidentes de Juntas ou Uniões de Freguesia. Até agora os presidentes das cinco CCDR - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - eram nomeados pelo Governo.

A arquitecta Teresa Almeida tomou posse em Julho de 2019 como presidente da CCDR-LVT, cargo que já tinha ocupado durante dois anos, entre 2010 e 2012. Foi governadora civil de Setúbal, autarca na câmara setubalense pelo PS e gestora do Programa Operacional Mar 2020. Já Joaquim Sardinha, licenciado em Finanças, é vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra pelo PSD, com os pelouros de Agricultura, Mar, Energia, Mobilidade e Transportes, Programas Comunitários e Desenvolvimento Económico, entre outros. O outro vice-presidente será nomeado pelo Governo.

As CCDR são serviços desconcentrados da Administração Central, dotados de autonomia administrativa e financeira, incumbidos de executar medidas para o desenvolvimento das respectivas regiões, como a gestão de fundos comunitários. No caso do Oeste, a gestão dos fundos comunitários pertence à CCDR do Centro, com sede em Coimbra, que tem a actual presidente, a ex-edil social-democrata leiriense Isabel Damasceno, como candidata ao cargo.

A região LVT, com 3,7 milhões de habitantes, tem 52 concelhos e 355 freguesias englobados em quatro NUTS III (nomenclatura de unidades territoriais): a Área Metropolitana de Lisboa (18 municípios) e as Comunidades Intermunicipais do Oeste (12), Lezíria do Tejo (11) e Médio Tejo (11 dos 13 municípios desta comunidade, já que Vila de Rei e Sertã, no distrito de Castelo Branco, pertencem à região Centro). A CCR-LVT é uma das regiões que menos fundos recebe de Bruxelas, por ser considerada uma das duas mais desenvolvidas (a outra é a Madeira), um dado aferido pelo seu Produto Interno Bruto (PIB) ‘per capita’ e pela sua dimensão populacional.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA