Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Concurso público mantém Suzana Menezes como directora regional de Cultura do Centro

Susana Menezes DRCC

Suzana Menezes foi designada pelo Governo para exercer o cargo de directora regional de Cultura do Centro, em comissão de serviço, pelo período de cinco anos, no seguimento de procedimento concursal, foi hoje anunciado. Este organismo tutelado pelo Ministério da Cultura é responsável por quatro espaços culturais, três dos quais localizados na região Oeste: para além do Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré), Museu da Cerâmica e Museu de José Malhoa (Caldas da Rainha), encontra-se igualmente afecto à DRCC o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), bem como 26 outros imóveis, nenhum dos quais localizados na nossa região. Já o Museu Nacional Resistência e Liberdade em Peniche está, nesta fase de instalação, a ser gerido por um Comité Executivo nomeado pela ministra da Cultura, Graça Fonseca e sob a orientação da Direcção-Geral do Património Cultural.

Segundo um despacho da secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira, hoje publicado em Diário da República (DR), a designação de Suzana Maria Peres de Menezes surge “considerando os resultados obtidos em sede do procedimento concursal desenvolvido nos termos do Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Pública, para o cargo de director regional de Cultura do Centro e a fundamentação constante da proposta de designação elaborada pelo respectivo júri”. Na sequência do procedimento concursal, Suzana Menezes vai continuar a desempenhar, “em comissão de serviço e pelo período de cinco anos”, o cargo de directora regional de Cultura do Centro, que exerce desde 1 de Janeiro de 2019.

Na nota curricular publicada no DR lê-se que Suzana Maria Peres de Menezes é licenciada em Comunicação Social (1995) pela Universidade da Beira Interior, mestre em Museologia (2005), pela Universidade Lusófona, e doutorada em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro (2018). Entre outras funções, Susana Menezes foi Chefe de Divisão da Cultura do Município de São João da Madeira, assumindo a direcção e gestão de recursos humanos, gestão cultural e a gestão científica das instituições a seu cargo (Biblioteca Municipal e Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, Museu da Chapelaria e Museu do Calçado, Paços da Cultura e Casa da Criatividade). Desenvolveu, também, diversas competências como coordenadora de equipas de trabalho e gestora de projectos nos domínios da cultura e turismo. Desde Outubro de 2014, está integrada no Núcleo de Investigação em Políticas Culturais, criado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, que visa contribuir para a discussão crítica de temáticas como produção, promoção, divulgação e financiamento da cultura.

Susana Menezes é autora de várias publicações e artigos, e palestrante em cursos, seminários e colóquios, nacionais e internacionais.

A Direcção-Regional de Cultura do Centro, com sede em Coimbra, tem por missão, na sua área de actuação geográfica e em articulação com os serviços e organismos do Ministério da Cultura, a criação de condições de acesso aos bens culturais, o acompanhamento das actividades e a fiscalização das estruturas de produção artística financiadas pelos serviços e organismos da área da cultura, o acompanhamento das acções relativas à salvaguarda, valorização e divulgação do património cultural imóvel, móvel e imaterial, e o apoio a museus.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: DRCC