Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Vacinação em lares do continente vai decorrer até final de Fevereiro

vacinacao Covid 19 Paulo Cunha Lusa

A vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos no continente arrancou hoje em Mação, tendo sido uma utente de 100 anos a receber a primeira das 112 vacinas a administrar em duas instituições deste concelho. O início do processo de vacinação decorreu na Casa de Idosos de São José das Matas perante a presença de vários membros do Governo, entre os quais a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, num dia em que a vacinação decorre também na Santa Casa da Misericórdia de Cardigos, outro lar do concelho de Mação, abrangendo um total de 112 utentes e funcionários das duas instituições deste município do distrito de Santarém.

"Com este arranque, hoje estamos a iniciar o processo de vacinação de todos os lares que pretendemos esteja concluída nesta fase, entre a primeira e a segunda toma, durante o mês de Fevereiro", disse a governante, tendo apontado para que 200 mil pessoas sejam vacinadas neste período, entre utentes e profissionais, à excepção dos lares que têm situação de surto. Ana Mendes Godinho explicou que o processo de vacinação vai "abranger todas as pessoas" que estejam em lares legais ou ilegais, tendo referido que existem hoje em Portugal cerca de 2.700 lares licenciados e 788 sem licenciamento formal, nos quais existe um total de 5% de pessoas com teste positivo ao novo coronavírus. "Hoje é de facto um grande dia para os lares em Portugal e é um dia de uma enorme esperança com que iniciamos assim o ano 2021", disse Ana Mendes Godinho, tendo lembrado um ano de 2020 "muito difícil e muito exigente para todos".

Depois de ter sido iniciada a vacinação contra a Covid-19 em 27 de Dezembro, com a administração da primeira dose da vacina da Pfizer-BioNTech a profissionais de saúde, a ministra da Saúde, Marta Temido, tinha assegurado que a primeira fase da campanha de vacinação iria alargar-se aos lares situados nos 25 concelhos em risco extremo de incidência da Covid-19, de acordo com os dados mais recentes da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Não há nenhum concelho do Oeste classificado em risco extremo.

Portugal contabiliza hoje mais 78 mortes relacionadas com a Covid-19 e 4.369 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7.186 mortes e 431.623 casos de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje activos 80.008, mais 2.407 do que no domingo.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Cunha/Lusa