Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ondulação forte: distrito de Lisboa com aviso amarelo e Leiria com aviso laranja

mar

Seis distritos do continente estarão sob aviso laranja na segunda-feira devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com cinco a seis metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto e Viana do Castelo estão hoje sob aviso amarelo devido à ondulação e estarão sob aviso laranja entre as 9h00 e as 18h00 de segunda-feira devido a ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir os 10 ou 11 metros de altura máxima, destaca o IPMA na sua página na internet.

Além destes distritos, estão sob aviso amarelo até às 3h00 de terça-feira os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal, esperando-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros, de acordo com o IPMA.

Os distritos não costeiros de Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu estão a verde, sem qualquer aviso.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje, o IPMA prevê, além da agitação marítima na costa ocidental do Continente, períodos de chuva, que será fraca no Sul. Nas regiões do Norte e do Centro prevê ainda vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo moderado a forte, com rajadas até 90 km/h, nas terras altas, e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior. No Sul, o vento será fraco a moderado do quadrante oeste, sendo moderado a forte, com rajadas até 70 km/h, nas terras altas e registar-se-á uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 4 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Aveiro, Sagres e em Sines) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 18 (em Faro). Na Lourinhã é esperada uma mínima de 13 e uma máxima de 16, a mesma temperatura esperada para amanhã.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)