Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas: José Luís Carneiro promete reforço da presença de mulheres nas listas do PS

eleicoes autarquicas de 2021

O secretário-geral adjunto do PS afirmou hoje que haverá um reforço da participação de mulheres nas listas que o seu partido apresentará às próximas eleições autárquicas, salientando que essa é uma orientação assumida pela direcção dos socialistas. Esta posição foi transmitida por José Luís Carneiro, durante uma conferência ‘online’ intitulada ‘Mulheres nas lideranças do poder autárquico’ e que foi promovida pelas Mulheres Socialistas.

Na sua mensagem, o 'número dois' da direcção do PS evocou "a longa luta pela conquista, desenvolvimento e consolidação de um conjunto de direitos fundamentais, nomeadamente na abertura das condições de participação cívica e política das mulheres em todo o mundo". "A igualdade e a igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um valor essencial pelo qual o PS sempre se bateu, não só apenas no plano das normas, como também ao nível das políticas concretas", sustentou.

Depois, o secretário-geral adjunto do PS frisou que, nas próximas eleições autárquicas, o seu partido quer contar "com o reforço da participação das mulheres nas listas". "Isso constitui uma das orientações da direção do PS. Sabemos o especial comprometimento e sensibilidade com o interesse geral das comunidades por parte das autarcas socialistas. Esta é uma marca das autarcas socialistas que, estando connosco, diariamente servem as suas populações", disse. José Luís Carneiro defendeu depois que o exemplo destas autarcas "fortalece o projecto do PS nas próximas eleições autárquicas", através de "uma maior participação das mulheres na vida cívica e política".

A sessão em que participou José Luís Carneiro contou também com intervenções de várias presidentes de câmara socialistas, da presidente das Mulheres Socialistas, Elza Pais, da secretária Nacional para as Autarquias, Maria da Luz Rosinha, e da deputada e vice-presidente da Assembleia da República Edite Estrela.

Doze autarcas socialistas, entre as quais Inês Medeiros (Almada), Isilda Gomes (Portimão), Luísa Salgueiro (Matosinhos), Carla Tavares (Amadora) e Júlia Rodrigues (Mirandela) participaram também no debate, moderado por Maria Elisa Domingues.

Texto: ALVORADA com agência Lusa