Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Retoma da pesca lúdica e desportiva ainda incerta alerta associação

PONG Pesca

A Comunidade Piscatória Lúdica/Desportiva de Portugal reclama por uma data para retoma das suas actividades, queixando-se de “discriminação” em relação a outras actividades ao ar livre.

Em comunicado, a Comunidade, que afirma estar a incorrer em despesas com licenças para a prática da pesca e utilização de embarcação sem receitas correspondentes, diz interpretar na lei que poderá reiniciar actividades a dia 5 de Abril, mas sem ter confirmação da Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

“O desconfinamento de actividades físicas até quatro pessoas ao ar livre, está descrito como permitido a partir de dia 5 de Abril. Entramos assim num debate de interpretação”, refere o comunicado. “O atletismo e o ciclismo, (...) as corridas ocasionais e os passeios de bicicleta devem ser consideradas actividade física (lazer), (e) durante todo o Estado de Emergência não tiveram qualquer proibição (...), mas a pesca lúdica/desportiva manteve-se em proibição e toda a comunidade cumpriu”, adianta.

Segundo a Comunidade, “existe um total desprezo por parte de órgãos estatais geridos pelo Estado Português, bem como por todos os líderes partidários e os próprios membros do Governo, em explicar e definir datas para a reabertura da actividade”. “Numa vertente económica, (...) existem várias empresas impedidas de operar, as lojas que trabalham com artigos inerentes à prática, em que se regista ainda assim um início de trabalho e que tentaram sobreviver com as vendas ‘on-line’” e “temos empresas Marítimo-Turísticas que, com a redução de turismo existente, poderiam ver um escape de faturação com as saídas para a prática da pesca lúdica”, adianta.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados