Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Governo remete eventual alteração da matriz de risco para reunião com peritos

Conselho de Ministros 270521

A ministra da Presidência remeteu para a reunião de sexta-feira com os peritos uma eventual alteração da matriz de risco que define os critérios do desconfinamento, reiterando o objectivo do Governo de manter a pandemia de Covid-19 controlada.

“Amanhã [sexta-feira] há reunião de peritos no Infarmed. O propósito desta reunião é que essa apresentação seja feita a todos. É a partir dessa apresentação que o Governo tomará as suas decisões, exactamente como aconteceu quando aprovámos este plano de desconfinamento”, afirmou Mariana Vieira da Silva, após a reunião do Conselho de Ministros.

O Chefe de Estado, o Primeiro-Ministro, o presidente da Assembleia da República e os representantes de partidos voltam a reunir-se esta sexta-feira com peritos sobre a evolução da situação epidemiológica em Portugal e novas regras a adoptar no Verão. Esta será a primeira reunião entre políticos e especialistas desde que terminou o Estado de Emergência em 30 de Abril, e nela deverá ser apresentado um estudo solicitado pelo Governo aos professores Raquel Duarte e Óscar Felgueiras sobre regras a aplicar para futuro para conter a Covid-19, mas com o programa de vacinação já em fase avançada.

A actual matriz de risco é composta por dois critérios, o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus e a taxa de incidência de novos casos de Covid-19 por cem mil habitantes, indicadores que têm servido de base à avaliação do Governo sobre o processo de alívio das restrições iniciado a 15 de Março. De acordo com os dados apresentados hoje por Mariana Vieira da Silva, o Rt - que estima o número de casos secundários resultantes de uma pessoa infetada - aumentou de 0,78 para 1,07 entre 9 de Março e 26 de Maio, tendo a incidência de novos casos de infecção baixado dos 118,49 para os 54,4 no mesmo período.

Na conferência de imprensa, a ministra da Presidência salientou ainda que, desde o início de Março, o Governo tem trabalhado sempre com a mesma matriz, o que conferiu “estabilidade neste processo de desconfinamento”. “Todos, hoje em dia, conhecem esta matriz de risco e é evidente que isso tem vantagens”, considerou a governante, ao avançar que as medidas a implementar têm de ser “adequadas ao momento”, razão pela qual o executivo solicitou propostas aos peritos. “Aguardemos quais são as sugestões, o que é que pode mudar, o que tem de permanecer e trabalharemos em função disso, como sempre fizemos”, disse a ministra da Presidência, para quem o “principal objectivo” do Governo é “manter a pandemia controlada” em Portugal.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Lusa