Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Assembleia da República aprova voto de pesar pela morte do penichense Rogério Cação

Assembleia da Republica

A Assembleia da República aprovou hoje um voto de pesar pela morte de Rogério Cação, que foi vereador na Câmara Municipal de Peniche e presidente da CONFECOOP - Confederação Cooperativa Portuguesa, “uma referência” na devoção “às causas mais nobres”, em particular, no domínio social. O voto de pesar, apresentado pela bancada parlamentar do PCP, foi aprovado por unanimidade.

Na exposição, Rogério Cação foi referido como “uma referência e um exemplo de dedicação às causas mais nobres da intervenção cívica e política, nomeadamente na área social e do movimento cooperativo”. O texto acrescenta que Rogério Cação deixou “o testemunho de um notável percurso de intervenção cívica, política e social, de entrega e compromisso com os valores da liberdade, da democracia, da justiça e progresso social e da promoção da cultura”.

O vereador da CDU na Câmara Municipal de Peniche e presidente da CONFECOOP Rogério Cação morreu na terça-feira, aos 65 anos. O município tinha decretado três dias de luto municipal pela morte do autarca. A participação de Rogério Cação em organizações de solidariedade social valeu-lhe a atribuição do grau de comendador da Ordem de Mérito, em 2010.

Em Peniche, foi também o cabeça-de-lista nas eleições autárquicas de 2017, responsável pelo grupo de teatro da Universidade Sénior de Peniche, presidente da direção da Cercipeniche - Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão, presidente da ADEPE - Associação para o Desenvolvimento de Peniche e presidente da mesa da assembleia da Acompanha - Cooperativa de Solidariedade Social. Foi presidente da Assembleia Municipal de Peniche e membro do Conselho Nacional de Educação.

Natural de Peniche, Rogério Cação era licenciado em Pedagogia e Antropologia pela Escola Superior de Educação de Lisboa e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, respetivamente, e foi professor de Educação Especial, encontrando-se aposentado destas funções.

No final da leitura e votação em plenário deste e dos votos de pesar pela morte do membro do Tribunal de Contas Europeu João Figueiredo e do professor António Coimbra de Matos, estes dois últimos também por unanimidade, foi cumprido um minuto de silêncio.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)