Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Vacinação em ‘casa aberta’ disponível hoje para maiores de 35 anos

covid vacinacao local

As pessoas com 35 ou mais anos sem agendamento da vacinação podem dirigir-se, a partir de hoje, aos centros ‘casa aberta’ para receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19, anunciou a ‘Task Force’.

“A modalidade ‘casa aberta’ encontra-se disponível, a partir de hoje, para a vacinação de primeiras doses de utentes que não estejam agendados, com idade igual ou superior a 35 anos e que não tenham sido infectados com Covid-19 nos últimos seis meses”, adiantou em comunicado a estrutura responsável pelo processo da vacinação.

Segundo a ‘Task Force’, quem optar por ser vacinado nesta modalidade receberá a vacina da Janssen, de dose única, “devendo os utentes ter em consideração o estipulado” na norma da Direcção-Geral de Saúde, que recomenda a administração desta vacina a homens com 18 ou mais anos e a mulheres com 50 ou mais anos. “Desde 19 de julho, a modalidade ‘casa aberta’ está condicionada à utilização da vacina da Janssen”, adiantou a estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

A ‘Task Force’ recordou ainda que as pessoas que não receberam a segunda dose da vacina da AstraZeneca não necessitam de marcação para a segunda toma, bastando que se dirijam ao respectivo centro no horário específico para esta modalidade de vacinação. De acordo com a ‘Task Force’, os utentes que se encontram nesta situação, e que não tenham ainda sido contactados pelos serviços de saúde, podem-se dirigir “proactivamente ao mesmo centro de vacinação Covid-19 (CVC) onde tomaram a primeira dose” para receber a segunda toma.

Em Junho, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) decidiu reduzir o intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca de 12 para oito semanas para garantir uma “mais rápida protecção” perante a transmissão de novas “variantes de preocupação” do vírus SARS-CoV-2.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em Março de 2020, morreram 17.219 pessoas e foram registados 935.246 casos de infecção, segundo a Direcção-Geral da Saúde.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados