Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Campanha ‘Viver depois do Cancro da Mama’ pretende apoiar sobreviventes da doença

viverdepoisdocancrodamama

‘Viver depois do Cancro da Mama’ é o mote da campanha promovida pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) que decorre ao longo deste mês de Outubro. A iniciativa pretende apoiar as sobreviventes da doença, abordar os cuidados a ter depois de ultrapassado o tratamento com intenção curativa ou mesmo durante o tratamento, assim como partilhar informação útil e relevante sobre como reaprender a viver depois deste diagnóstico.

A actriz Carla Andrino e a locutora de rádio Joana Cruz, sobreviventes do cancro da mama, são as embaixadoras escolhidas para dar a cara pela nova campanha da SPS, contando a sua história na primeira pessoa de forma a inspirar as mulheres que viveram esta doença.

Ao longo do mês em que se assinala o Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático (13 de Outubro), o Dia Mundial da Saúde da Mama (15 de Outubro) e o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama (30 de Outubro), as embaixadoras vão publicar nas suas redes sociais diversos conteúdos que pretendem mostrar como lidaram com a doença, como reaprenderam a viver depois do cancro, ao mesmo tempo que deixam uma mensagem de força e esperança para todas as sobreviventes do cancro da mama.

Os vários conteúdos e iniciativas realizadas no âmbito desta acção vão estar agregados na nova plataforma www.viverdepoisdocancrodamama.pt, dirigida em especial aos sobreviventes, às suas famílias e cuidadores, mas também às associações de doentes, à comunidade médica e ao público em geral. Esta plataforma estará organizada por diversas secções informativas, com destaque para uma secção dedicada a um conjunto de dicas e cuidados que as sobreviventes de cancro da mama têm que ter, nomeadamente no que diz respeito a quatro pilares fundamentais: nutrição, sexualidade, exercício físico e relaxamento.

No âmbito da campanha irá também realizar-se um webinar, com o tema ‘Viver depois do cancro da mama’, que conta com a participação de Gabriela Sousa, vice-presidente da SPS, profissionais de diferentes áreas em debate (nutrição, exercício físico, sexualidade e relaxamento), uma das embaixadoras da campanha, uma sobrevivente do cancro da mama e um familiar de uma sobrevivente.

A sessão realiza-se no dia 26 de Outubro, às 18h30, e está integrada no pré-programa do XI Congresso Nacional de Senologia www.congressonacionalsenologia.pt, que se realiza nos dias 29 e 30 de Outubro, em formato híbrido, com o tema ‘Cancro da Mama no novo milénio: Ciência e Decisão’ e que decorre em simultâneo com a campanha de sensibilização.