Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Autoagendamento disponível a partir de hoje para pessoas com mais de 75 anos revela DGS

Covid 19 Plano de vacinacao

As pessoas com 75 ou mais anos podem efectuar a partir de hoje o autoagendamento para receberem a dose de reforço contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe, anunciou a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

“O autoagendamento das pessoas com mais de 70 anos vai decorrer a partir de segunda-feira, tendo sido possível antecipar ainda para hoje o agendamento acima dos 75 anos”, avançou o departamento liderado por Graça Freitas, adiantando que essas marcações podem ser feitas no portal Covid-19 na internet. Neste portal será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no centro de vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas, explicou ainda a DGS.

Também a partir da próxima segunda-feira, as pessoas com 80 ou mais anos poderão deslocar-se a um centro de vacinação em regime de ‘casa aberta’, mas devem antes consultar os horários dos centros da sua residência e procurar, sempre que possível, os períodos da tarde, que têm geralmente menos afluência, refere ainda a DGS em comunicado.

“A coadministração das duas vacinas está a ter uma grande adesão por parte da população, excedendo os 90% de aceitação em vários locais do país”, assegurou a DGS, alertando que a “vacinação é essencial especialmente esta altura do ano, em que é expectável a circulação de vários vírus respiratórios e poderá verificar-se igualmente o impacto das temperaturas baixas na saúde da população”.

Segundo os dados hoje divulgados, 86% da população já tem a vacinação completa contra a Covid-19, enquanto 315 mil pessoas já receberam a terceira dose ou a dose adicional contra a doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2. Em relação à gripe, já foram administradas 740 mil vacinas e 193 foram dadas em coadministração com a vacina da Covid-19.

Texto: ALVORADA com agência Lusa.