Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: País pode ultrapassar 240 casos por 100 mil habitantes dentro de 15 a 30 dias

Covid 19 7

Portugal pode ultrapassar dentro de 15 a 30 dias os 240 casos de infecção a 14 dias por 100 mil habitantes, estimam as ‘linhas vermelhas’ da pandemia de Covid-19, que alertam para mais procura dos serviços de saúde.

“O Rt (índice de transmissibilidade) apresenta um valor igual ou superior a 1, indicando uma tendência crescente da incidência de infecções por SARS-CoV-2 a nível nacional (1,15) e em todas as regiões”, adianta a análise de risco da pandemia hoje divulgada.

Segundo o relatório semanal da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a manter-se esta taxa de crescimento a nível nacional, “estima-se que o limiar de 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado em 15 a 30 dias”. “O agravamento da situação epidemiológica na Europa e o aumento da intensidade epidémica em Portugal deve condicionar um aumento do nível de alerta do sistema de saúde para aumentos de procura de cuidados de saúde no próximo mês”, alerta ainda o documento.

De acordo com as autoridades de saúde, a análise dos diferentes indicadores revela uma actividade epidémica de SARS-CoV-2 de intensidade moderada, com tendência crescente a nível nacional. “A pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são reduzidos, mas com uma interrupção da tendência decrescente na mortalidade por Covid-19”, refere o documento.

Texto: ALVORADA com agência Lusa