Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mais de 1,5 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe e 750.000 com 3.ª dose da covid-19 revela DGS

covid vacinacao local

Mais de 1,5 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a gripe, tendo sido também administradas mais de 750.000 doses de reforço e adicionais da Covid-19, segundo dados hoje divulgados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

“Portugal já administrou cerca de 1.561.000 doses de vacina contra a gripe (incluindo cerca de 400 mil em farmácias) e mais de 750 mil doses de reforço e adicionais da vacina contra a Covid-19. Estes resultados foram possíveis com a aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo ao fim-de-semana, através da modalidade ‘Casa Aberta’”, indica a DGS num comunicado.

De acordo com o balanço, nos últimos dois dias, e até às 18h00 de hoje, foram administradas mais de 66 mil doses de vacina contra a gripe e cerca de 80 mil doses contra a Covid-19, das quais cerca de 73 mil foram doses de reforço.

A DGS salienta no comunicado que a modalidade ‘casa aberta’, para pessoas com 75 ou mais anos, se mantém durante a semana. E pede às pessoas para que, antes de irem ao Centro de Vacinação da sua área de residência, consultem o horário de funcionamento do mesmo (em https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta/).

Apelando para que as pessoas se vacinem contra a gripe e contra a covid-19, a DGS acrescenta que os utentes continuam a ser convocados preferencialmente por SMS, através de agendamento centralizado e, localmente, pelos respectivos pontos de vacinação, para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 (ou só contra a gripe se não forem elegíveis para a vacina da Covid-19).

No comunicado, a DGS recorda também que está disponível o autoagendamento das vacinas para pessoas com 65 ou mais anos (em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/).

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)