Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Portugal bate recorde diário de vacinação com terceira dose

covid vacinacao local

Portugal alcançou hoje um recorde diário na administração de doses de reforço da vacina contra a Covid-19, tendo sido vacinadas, até às 20h00, cerca de 90 mil pessoas, informou a Direcção-Geral de Saúde (DGS).

Segundo uma nota da DGS, além da dose de reforço, foram hoje vacinadas contra a gripe quase 36 mil pessoas. No total, foram administradas aproximadamente 126 mil doses.

“Desde o início da campanha de vacinação em curso, e até às 20h00 de hoje, estima-se que tenham sido inoculados cerca de 1,1 milhões de utentes com a dose de reforço e mais de 1,8 milhões com a vacina contra a gripe”, refere a mesma nota. A DGS justifica este resultado com a “aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo ao fim-de-semana”.

No domingo, os Centros de Vacinação do país estarão novamente abertos para vacinar pessoas convocadas através de agendamento central e local, na sua capacidade máxima.

A DGS insiste que a vacinação é a melhor forma de evitar doença grave e a morte, apelando para que as pessoas que ainda não estão vacinadas efectuem o agendamento em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento.

O organismo liderado por Graça Freitas apela igualmente à compreensão dos utentes face a eventuais constrangimentos pontuais que possam ocorrer, decorrentes desta aceleração da vacinação que poderá causar grande afluência.

Em Portugal, desde Março de 2020, morreram 18.405 pessoas e foram contabilizados 1.139.810 casos de infecção, segundo dados da Direcção-Geral da Saúde.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)