Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Costa portuguesa sob aviso amarelo devido à agitação marítima

mar agitado

Toda a costa portuguesa, a costa Norte da Madeira e de Porto Santo estão hoje e sábado sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo para a costa Norte da ilha da Madeira e Porto Santo e para os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, no continente, vai estar em vigor até às 18h00 de sábado. Segundo o IPMA está prevista agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas actividades.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, possibilidade de períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo Raso (Cascais) até ao início da manhã, neblina ou nevoeiro matinal, formação de gelo e geada em especial no interior Norte e Centro e pequena subida da temperatura máxima.

Está também previsto vento fraco a moderado de norte, rodando gradualmente para nordeste, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas até ao fim da tarde.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 0 graus (na Guarda e em Bragança) e os 8 (em Lisboa) e as máximas entre os 7 (na Guarda) e os 17 (em Faro). Para a Lourinhã é esperada uma temperatura mínima 8 de e uma máxima de 14 graus.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)