Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Legislativas: Voto antecipado em mobilidade preparado para um milhão e 200 mil eleitores

eleicoes

O voto antecipado em mobilidade nas legislativas está preparado para um milhão e 200 mil eleitores, através de 2.600 secções, que poderão ainda ser aumentadas, anunciou hoje o Governo, apelando à inscrição nesta modalidade de votação.

"Iremos fazer um apelo ao voto antecipado", declarou aos jornalistas a ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, depois de ter recebido ao longo do dia os partidos com assento parlamentar sobre as condições para o exercício do voto nas legislativas antecipadas de 30 de Janeiro.

Segundo a governante, que falava nas instalações do Ministério da Administração Interna, em Lisboa, o Governo quer "garantir que o maior número de pessoas possam votar antecipadamente", para prevenir situações de isolamento devido à Covid-19 na data das eleições, e esta modalidade de voto "provavelmente vai ser a grande tónica desta eleição".

Em seguida, o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, referiu que "a administração eleitoral, na sequência do agravamento da situação de pandemia, decidiu reforçar o voto antecipado em mobilidade" e que, "nesse sentido, passaram-se das 675 secções de voto que havia nas eleições presidenciais, num primeiro momento, para 1.300 e agora, num segundo momento, para 2.600". "Significa isto que a administração eleitoral tem o voto antecipado preparado para um milhão e 200 mil portugueses, o que dá cerca de mais 20% daquilo que é a votação habitual em termos de legislativas. Para terem uma ideia, nas eleições presidenciais em voto antecipado em mobilidade 246.922 eleitores, o que significa que se passássemos para 1 milhão e 200 mil mais do que quintuplicávamos o número de votantes", adiantou.

Antero Luís reiterou que "o apelo que a administração eleitoral e que o Governo faz é que os portugueses se inscrevam no voto antecipado em mobilidade". "É fácil a inscrição, porque basta, por um lado, ir ao site www.votoantecipado.mai.gov.pt e inscrever-se, mas se não o fizer ou não tiver essa possibilidade basta um simples email ou uma carta para a administração eleitoral para ficar inscrito", salientou.

De acordo com o secretário de Estado, "a administração eleitoral, se for necessário, ainda escalará esta dimensão" do voto antecipado em mobilidade, em função das inscrições, que serão feitas entre 16 e 20 de Janeiro, sendo a votação no domingo dia 23. "Há 48 horas de diferença, o que permite à administração eleitoral escalar, juntamente com as autarquias, a respectiva logística necessária para o exercício do direito de voto, se por caso, obviamente, houver mais portugueses a votar", disse.

Questionado sobre um eventual cenário de quatro milhões de pessoas a inscrever-se para o voto em mobilidade, Antero Luís respondeu que esse "é quase o número das pessoas que votaram nas últimas legislativas" e que o Governo acredita que "não chegará a esses números". "Mas de toda a maneira o que estamos a fazer neste momento é preparar-nos para um cenário do recurso em massa ao voto em mobilidade", acrescentou, considerando que já seria "uma grande participação" se "20 a 25% dos eleitores votassem em mobilidade".

O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna realçou que o voto antecipado em mobilidade é "muito mais demorado" em termos de procedimentos e que, por esse motivo, há um limite de 450 pessoas por cada secção de voto e que estas fecham automaticamente quando esse número de inscrições é atingido, "para haver uma distribuição equitativa entre todas as secções de voto".

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)