Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna realiza webinar ‘Quedas nos Idosos’

webinarquedaidosos

O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar, dia 5 de Fevereiro entre as 09h00 e as 13h00, o webinar ‘Quedas nos Idosos’.  As quedas são o acidente doméstico mais frequente nos idosos e a principal causa de morte acidental na população com mais de 65 anos.

Segundo o NEGERMI, em 2020 o recurso às urgências devido a acidentes domésticos e de lazer aumentou 13% na população com mais de 65 anos. As quedas aparecem como a principal causa e representaram mais de 45 mil idas às urgências, representando 89,4% dos acidentes nesta faixa etária. De referir ainda que a cada 100 internamentos devido a quedas, seis têm como desfecho a morte ainda no hospital.

As quedas nos idosos são multifactoriais resultando da combinação de problemas de equilíbrio e mobilidade, défices sensoriais, a perda de massa e força muscular, vários problemas médicos como a doença cardio e cérebro-vascular, a doença de Parkinson, as alterações cognitivas e psicológicas, a doença osteoarticular degenerativa, problemas nutricionais como a desnutrição e a sarcopénia, a hipotensão ortostática, problemas vestibulares, problemas podológicos, entre outros. Destaca-se ainda o potencial de vários fármacos poderem potenciar as quedas, estando os doentes idosos frequentemente polimedicados.

Outros problemas demográficos, psicossociais e ambientais aumentam o risco de quedas e não podem ser ignorados na avaliação de cada pessoa idosa, como a história prévia de quedas, a limitação nas atividades de vida diária, o sedentarismo, o uso de roupa e calçado inadequados, a existência de barreiras arquitetónicas dentro e fora de casa ou elementos de risco como o pavimento escorregadio ou irregular, bem como a exposição a situações de risco.  

O webinar conta com a participação de vários profissionais de saúde, não só médicos internistas com competência em geriatria, mas também médicos fisiatras, fisioterapeutas e enfermeiros, todos com um papel activo e importante na prevenção de quedas. 

Assista aqui ao webinar: https://www.spmi.pt/webinar-quedas-nos-idosos/

Fonte: Núcleo de Estudos de Geriatria