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Campanha promocional da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura arrancou dia 25 de Janeiro

leiriacurarocomum

Este é o momento em que se materializam intenções, se definem eixos de acção e se comprovam as bases de sustentabilidade desta candidatura. O momento em que se diz, orgulhosamente, Somos Candidatos”. As palavras do coordenador do Conselho Executivo da Rede Cultura 2027, Paulo Lameiro, marcam a chegada do momento eliminatório de pré-selecção antes da decisão final, com a defesa da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 que vai decorrer em Lisboa entre os dias 7, 8 e 9 de Março. Recorde-se que a Lourinhã integra a rede de municípios que compõem esta candidatura.

No sentido de envolver o território e todos os habitantes na mensagem da candidatura ‘Curate the Commons / Curar o Comum’ vai arrancar uma campanha de comunicação que divulga o mote da candidatura e aponta para os seus eixos essenciais. A campanha irá acompanhar a fase de avaliação e defesa do Bidbook ao longo de um mês, lançando vários temas, de 25 de Janeiro até final de Fevereiro.

Partindo do mote da candidatura - CURAR O COMUM - já anunciado com a apresentação do Bidbook e o lançamento do filme, a campanha desdobra o seu significado e os temas centrais da candidatura nas diferentes mensagens da campanha, que vai cruzar os meios tradicionais locais com os meios digitais, que inclui mupis, cubos, outdoors, campanha digital, imprensa local, rádio local, autocarros e peças de comunicação exterior.

Segundo Paulo Lameiro, esta é uma candidatura de escuta e auscultação do território. “Esta é uma candidatura feita em rede, plural, inclusiva, a candidatura de um território de encontro, que acolhe, cuida, cura. Esta é uma candidatura que parte de um património cultural, natural e humano único para afirmar uma Europa participativa, diversa e sustentável. Este é um território capaz de ser protótipo de uma ideia de Europa, o território onde o Menino do Lapedo nos ensinou que neandertais e sapiens coabitaram e criaram juntos. O envolvimento de todas as entidades da Rede Cultura 2027 na campanha será crucial para afirmar a pertença da candidatura a todo o território, multiplicar a visibilidade da campanha, criar uma maior identificação do território e das pessoas com a candidatura”, concluiu.

Calendário da Candidatura

Encerramento do convite para apresentação de candidaturas

23 de Novembro de 2021

Reunião de pré-seleção em Lisboa

1.º trimestre de 2022

Publicação do relatório de pré-seleção

1.º trimestre de 2022

Encerramento do prazo de apresentação das candidaturas revistas para a seleção final

A definir

Possíveis visitas às cidades pré-selecionadas

A definir

Reunião de seleção final em Lisboa

4.º trimestre de 2022

Publicação do relatório de seleção final

Dezembro de 2022/Janeiro de 2023

Designação da Capital Europeia da Cultura / Portugal 2027

Dezembro de 2022/Janeiro de 2023

Texto: ALVORADA