Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Vacinação das crianças aquém das expectativas motiva apelo aos pais

Covid 19 Plano de vacinacao

O coordenador do plano de vacinação admitiu hoje que a inoculação contra a Covid-19 destinada a crianças está aquém das expectativas e pediu aos pais que não iniciaram o processo que façam “ainda hoje” o auto-agendamento para sábado.

Numa visita ao centro de vacinação instalado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, em Vila Nova de Gaia, o coronel Carlos Penha-Gonçalves foi confrontado com dados sobre a vacinação das crianças, tendo começado por dizer que Portugal é dos países da Europa com maior taxa de adesão na faixa etária entre os 5 e os 11 anos. Mas em resposta à pergunta se Portugal está ou não ainda está aquém das expectativas nesta matéria, o coordenador do plano de vacinação respondeu: “exactamente”.

“Este sábado vamos dar duas horas de manhã para vacinar crianças que por motivos de isolamento não puderam fazer a primeira ou a segunda dose. Apelo para que os pais que ainda não iniciaram o processo que durante o dia de hoje façam o auto-agendamento. É uma oportunidade, haverá outras, mas esta é a primeira”, disse.

Carlos Penha-Gonçalves especificou que nos dias 5 a 9 de Janeiro foram vacinadas cerca de 200 mil crianças com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, estando prevista a segunda toma nos dias 26 e 27 de Fevereiro. “E depois vamos ter novas oportunidades para as crianças se vacinarem. O processo não vai terminar, o que vamos fazer é uma cadencia mais baixa porque há menos pessoas para vacinar”, concluiu.

Texto: ALVORADA com agência Lusa