Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Iniciativa retira mais de 110 toneladas de plástico das praias em quatro anos

praia com plastico

Mais de 110 toneladas de plástico foram retiradas das praias portuguesas nos últimos quatro anos em campanhas que reverteram o material recolhido em donativos para instituições sociais e em mobiliário urbano, foi hoje divulgado.

As campanhas de recolha inserem-se no projecto ‘TransforMAR’, lançado em 2018 pela cadeia de supermercados Lidl, que hoje divulgou em comunicado o balanço de quatro anos, e que conta como parceiros ou entidades apoiantes a Associação Bandeira Azul da Europa, a Electrão - Associação de Gestão de Resíduos, as organizações ambientalistas Brigada do Mar e Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente.

O ‘TransforMAR’ visa sensibilizar as pessoas, através de pontos de recolha colocados nas praias, para a recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos. O plástico recolhido é convertido em iniciativas a favor da comunidade.

Em quatro anos, o plástico retirado das praias permitiu adquirir aparelhos para a prática de actividade física e mobiliário urbano e reunir donativos para instituições sociais.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados