Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ucrânia: Presidente da República defende que Portugal está a fazer “tudo o que é possível” para ajudar

Marcelo Rebelo de Sousa 25032022 Lusa

O Presidente da República reiterou hoje que o país está a fazer tudo para ajudar a Ucrânia, depois de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter sinalizado Portugal como um dos países que podia fazer mais.

Percebo que quem, como o Presidente Zelensky, está a viver uma guerra queira sempre mais: mais armamento, mais meios militares e mais apoios. Nesse quadro, há países muito mais ricos e próximos do que Portugal que podem dar mais do que nós temos dado, sendo que temos estado a dar tudo o que podemos e até, em muitos casos, coisas que não esperávamos poder dar”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Chefe de Estado falou aos jornalistas à margem do 12.º congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), em Vilamoura, para reforçar a disponibilidade limitada de meios militares que possam fazer a diferença na guerra com a Rússia.

Entendemos que estamos a fazer todos aquilo que é possível fazer nas circunstâncias, isto é, no plano político e diplomático, tudo o que está ao nosso alcance; no plano militar: dentro das nossas disponibilidades. Quem tem disponibilidades e capacidades que nós não temos pode fornecer essas capacidades, nós podemos dentro do nosso limite. Em termos de acolhimento, a nossa posição é muito simples: quem quiser vir é bem-vindo”, observou.

Agradecendo aos portugueses a receptividade ao acolhimento de refugiados ucranianos, Marcelo Rebelo de Sousa recusou ainda comentar as palavras do seu homólogo norte-americano, Joe Biden, que qualificou o presidente russo, Vladimir Putin, como “um carniceiro”.

Não vou comentar as declarações do presidente aliado sobre o presidente do país agressor. Não é a minha função, mas considero positivo que o Presidente Biden se esteja a empenhar da forma como se está a empenhar, vindo à cimeira da NATO, estando com os líderes europeus, visitando a Polónia e estando ali junto da fronteira da NATO. Não há nada como ver o fenómeno humanitário dos refugiados para se ter a noção da gravidade da situação”, concluiu.

Sobre os efeitos da guerra no aumento do preço dos combustíveis e dos custos energéticos, o presidente manifestou a sua esperança numa duração curta do conflito para que tal tenha também reflexos no alívio das consequências financeiras sobre os cidadãos, reconhecendo que “não é fácil haver um entendimento europeu total” em matéria energética e de apoios.

Quanto mais breve for a guerra, menos profundos e duradouros são os efeitos económicos e financeiros. A minha esperança é que a guerra não seja uma questão de muitos meses e seja apenas de algumas semanas ou poucos meses. A repercussão na vida dos portugueses não seria tão forte e tão pesada como seria se fosse duradoura a guerra”, notou.

A Rússia lançou em 24 de Fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, entre a população civil, pelo menos 1.081 mortos, incluindo 93 crianças, e 1.707 feridos, entre os quais 120 são menores, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, das quais 3,7 milhões foram para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior. Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Lusa (arquivo)