Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mudança do estado do tempo em Portugal Continental traz mais vento e chuva

IPMA

A partir desta segunda-feira e até ao próximo domingo prevê-se uma mudança do estado do tempo em Portugal continental, com aumento de nebulosidade, descida gradual de temperatura, e vento forte no litoral oeste e nas terras altas até quarta-feira.

Segundo revela o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, adicionalmente poderá ocorrer precipitação fraca e dispersa em especial nas regiões Norte e Centro, eventualmente sob a forma de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, tornando-se mais frequente e intensa na generalidade do território a partir da tarde de quinta e sexta-feiras.

As temperaturas, em particular as máximas, deverão descer de forma acentuada até sexta-feira, com diferenças da ordem de 10 a 15°C em alguns locais relativamente às que se fizeram sentir no fim de semana da Páscoa. Assim, ir-se-á passar de temperaturas acima da média para valores significativamente abaixo da média. As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 12 a 15°C na generalidade do território, sendo ligeiramente superiores na costa sul do Algarve, e inferiores a 12°C no interior Norte e Centro. As temperaturas mínimas também deverão descer, com valores entre 0 e 4°C no interior Norte e Centro, onde poderá haver formação de gelo e geada.

A partir da tarde de quinta-feira a precipitação deverá estender-se a todo o território, e aumentar de intensidade, com queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para os 1100/1300 metros na sexta-feira. Prevê-se uma diminuição da intensidade e frequência da precipitação no domingo.

Texto: ALVORADA