Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Hipertensão Pulmonar: campanha nacional pretende aumentar qualidade de vida de doentes e cuidadores

hipertensaopulmonar

Na véspera do Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar (HP), assinalado a 5 de Maio, a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) alerta para o impacto desta doença incurável e incapacitante. Com o intuito melhorar a qualidade de vida de doentes e cuidadores, será implementada no decorrer do mês de Maio, uma campanha de sensibilização com duas vertentes: educativa e desportiva.

A vertente educativa - dirigida a doentes, familiares e cuidadores - é composta por várias sessões de formação e pretende elucidar a comunidade de HP sobre a patologia e promover o acesso a informação relevante para melhorar a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com esta doença rara e de difícil diagnóstico. As sessões vão decorrer no auditório do Hospital Garcia de Orta, no dia 14 de Maio, contando com a presença de especialistas desta área.

Por sua vez, a vertente desportiva - destinada à população geral -, insere-se na campanha internacional #GetBreathlessForPHdinamizada por todas as associações de doentes na Europa. Em Portugal, esta iniciativa convidará toda a população a sentir-se como um doente de HP se sente num dia normal: sem fôlego! Através da promoção de actividade física, o evento que pretende aproximar os cidadãos comuns da realidade destes doentes, vai decorrer em Leiria, no dia 28 de Maio, e as inscrições serão gratuitas.

Maria João Canas Saraiva, presidente da APHP, refere que “o tempo médio de diagnóstico de HP após os primeiros sintomas, é de dois anos. É nosso dever enquanto associação que luta por melhorar a qualidade de vida destes doentes, combater essa realidade e alertar para a importância de diagnosticar precocemente a patologia. Isso passa pela promoção de campanhas de sensibilização como a que vamos implementar este ano”.

Em Portugal, existem cerca de 300 pessoas diagnosticadas com HP, sendo que os especialistas acreditam que este número seja superior ao registado. O subdiagnóstico leva a que muitos doentes levem anos a ser identificados e a iniciar o tratamento atempadamente. Apesar de ser uma doença incurável, o diagnóstico precoce pode garantir o controlo da doença e permitir o alívio dos sintomas através de tratamentos eficazes.

Fonte: Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar
Fotografia: Direitos Reservados