Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oeste sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte e índice ultravioleta elevado

mar

Os distritos de Lisboa e Leiria estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com este organismo público, os dois distritos estão sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, em especial na faixa costeira e nas serras. O aviso amarelo é o segundo menos grave e é emitido quando as condições meteorológicas representam um “risco para determinadas actividades”.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco, podendo essa nebulosidade persistir ao longo do dia na faixa costeira da região Centro.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e barlavento algarvio, com rajadas até 75 quilómetros por hora a sul do Cabo Mondego.

Portugal continental apresenta hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), ainda segundo o IPMA. Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo). O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados