Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Vasco Cordeiro eleito presidente do Comité das Regiões da União Europeia

Comite das Regioes 1

O novo presidente do Comité das Regiões, Vasco Cordeiro, disse hoje, em Bruxelas, que a Europa tem de se fortalecer para enfrentar os desafios da atualidade, nomeadamente a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia.

“Estamos a sair de uma pandemia e temos uma guerra com consequências directas na Europa”, disse, em conferência de imprensa, após a eleição, salientando que a actualidade “requer uma Europa mais forte e mais justa” e que defenda os seus valores.

Vasco Cordeiro, o primeiro português a presidir ao Comité das Regiões da União Europeia (UE), cargo que ocupará nos próximos dois anos e meio, apelou ainda a uma melhor defesa da política de coesão, em benefício das regiões, municípios e localidades.

No futuro, nomeadamente após o fim do actual quadro financeiro plurianual (2021-2027), “a política de coesão deve servir múltiplos interesses, deve servir também para acudir a situações de emergência, como acontece com a pandemia e a guerra na Ucrânia”, sublinhou. Vasco Cordeiro defendeu ainda que a política de coesão – um pilar da UE – “tem de se adaptar aos novos tempos”.

Vasco Cordeiro foi primeiro vice-presidente do Comité das Regiões nos últimos dois anos e meio e agora sucede ao grego Apostolos Tzitzikostas, após eleição na sessão plenária para a segunda parte do mandato do período 2020-2025. Membro do Comité das Regiões desde 2013, o agora presidente é o primeiro oriundo de uma região ultraperiférica. Em 2012, foi eleito presidente do Governo Regional dos Açores, cargo que ocupou até 2020.

Governo dos Açores congratula-se com eleição de Vasco Cordeiro

O Governo dos Açores congratulou-se hoje com a eleição de Vasco Cordeiro, líder regional do PS, para presidente do Comité das Regiões, na sequência do acordo entre os dois maiores grupos políticos europeus.

“O Governo Regional dos Açores congratula-se com a eleição de Vasco Cordeiro para presidente do Comité das Regiões, em virtude do acordo entre os dois maiores grupos políticos europeus no início do mandato desta entidade, desejando ao político açoriano um bom trabalho no quadro do Comité das Regiões”, lê-se numa nota publicada no portal do executivo açoriano.

Na nota, o executivo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM recorda que esteve sempre articulada com o Governo da República a forma de assegurar “uma presença institucional do Governo dos Açores e de Portugal nesta instituição europeia”, garantindo-se “igualmente as condições para que se cumpra o acordo alcançado no Comité das Regiões, em Fevereiro de 2020, entre as maiores forças políticas nele representadas”.

O Governo Regional lembra também que “tal acordo previa a divisão da presidência do Comité das Regiões entre as duas maiores forças políticas - PPE e os S&D -, sendo que Vasco Cordeiro foi o indicado pela família política socialista para ser o presidente nesta fase”. “Com esta solução, pôde manter até agora a posição de primeiro vice-presidente do Comité das Regiões, assumindo agora a presidência do órgão, o que eleva a representação dos Açores no Comité das Regiões”, refere o Governo Regional.

O executivo açoriano recorda ainda que “Cristina Calisto, presidente da Câmara da Lagoa, cedeu o seu lugar de membro efectivo no Comité das Regiões” a Vasco Cordeiro, “o que permite agora que este assuma a presidência da entidade”. O Governo Regional dos Açores tem representação no órgão pelo seu presidente, José Manuel Bolieiro.

O Primeiro-Ministro e o PS também já saudaram a eleição do ex-líder do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, para presidir ao Comité das Regiões da União Europeia, com António Costa a salientar a “honra” para Portugal. “Felicito Vasco Cordeiro pela sua eleição hoje como presidente do Comité das Regiões da União Europeia. É a primeira vez que um português preside a este órgão da União Europeia”, escreveu o líder do executivo na sua conta na rede social Twitter. Na mensagem, António Costa considera que esta eleição “honra Portugal e o prestígio da autonomia das regiões autónomas” dos Açores e da Madeira.

Presidente da República saúda eleição de Vasco Cordeiro

O Presidente República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou também a eleição do ex-líder do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, para presidir ao Comité das Regiões da União Europeia, afirmando que é um lugar que “muito prestigia Portugal”.

“O Presidente da República felicita Vasco Cordeiro, antigo Presidente do Governo Regional dos Açores, pela sua eleição hoje para Presidente do Comité das Regiões da União Europeia”, lê-se numa nota publicada no ‘site’ da Presidência.

De acordo com o Chefe de Estado, “trata-se de um importante lugar no quadro das instituições europeias, que muito prestigia Portugal e põe em evidência as regiões ultraperiféricas dos Açores e da Madeira”.

“O Presidente da República deseja a Vasco Cordeiro os maiores êxitos nestas novas e importantes funções em Bruxelas, em benefício da construção europeia e das suas regiões, mas também de Portugal”, é acrescentado.

Texto: ALVORADA com agência Lusa