Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Jornadas do Património com cerca de 500 actividades entre hoje e domingo em todo o país

jornadaseuropeiaspatrimonio22

As Jornadas Europeias do Património (JEP) vão envolver cerca de 500 actividades em 120 concelhos do país, de entrada livre, entre hoje e domingo, sob o tema 'Património Sustentável', para promover a protecção face às alterações climáticas.

A entrada é gratuita nos monumentos tutelados pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade coordenadora da efeméride em Portugal, numa iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

De acordo com a DGPC, “as instituições públicas e privadas em Portugal estão a ter uma forte adesão à iniciativa, contabilizando-se até agora cerca de 500 actividades inscritas", previstas, como oficinas, conferências, visitas orientadas, recriações históricas, exposições, entre outras.

O objetivo é “sensibilizar para o património comum da Europa e para a necessidade da sua contínua protecção, através da criação de experiências que promovam a inclusão e fomentem a criatividade e a inovação”, segundo a organização.

Este ano, muitas das actividades pretendem levar o público a reflectir sobre o 'Património Sustentável', ou seja, em como se pode identificar e proteger património material, imaterial e natural, promover o turismo sustentável, considerar a utilização individual de recursos, e questionar de que forma tudo isso se relaciona com o património, a arte e a preservação de paisagens e da biodiversidade.

Neste âmbito, o Museu da Lourinhã realiza esta sexta-feira, pelas 11h00, a visita guiada 'Modelos de Sustentabilidade e Reutilização de Recursos: a primeira metade do século XX!'. Esta visita irá focar-se, fundamentalmente, no espólio da colecção etnográfica, por forma a dar a conhecer os modelos de sustentabilidade e reutilização de recursos das gerações da primeira metade do século XX. As inscrições, no valor de 5 euros, podem ser efectuadas através do endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. 

No sábado, o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, na companhia de Henrique Gomes, vai visitar a Aldeia Rural dos Frades, no Casal Frade, Lourinhã. A actividade está agendada para as 15h30. As inscrições podem ser efectuadas para o endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Ainda no Oeste, o Município das Caldas da Rainha, em parceria com o aspiring Geoparque Oeste, associa-se às Jornadas Europeias do Património 2022 com o objectivo de explorar medidas de protecção do rico e diversificado património cultural europeu no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental.

No dia 24, pelas 15h00, a Mata Rainha D. Leonor recebe a visita guiada 'Caminho das Águas', em parceria com o aspiring Geoparque Oeste, com início na Mata Rainha D. Leonor até ao Hospital Termal, onde se poderá ainda ver a exposição colectiva de desenho e vídeo 'Cintilações e Reflexos - Água', da autoria de alunos da Escola Superior de Artes e Design, explorando o percurso das águas até às nascentes termais, destacando de forma acessível a todos, os aspectos geológicos e as principais características hidrológicas das águas termais caldenses, enquanto património natural essencial (informações e reservas | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 262 240 005, participação livre mediante inscrição - limite 25 pessoas).

Pelas 17h00, no Céu de Vidro, decorrerá um painel dedicado à 'Água, Património Sustentável', moderado por José Martins de Carvalho, director técnico do Hospital Termal das Caldas da Rainha, com a participação de Miguel Reis Silva, coordenador executivo do aspiring Geoparque Oeste; Samuel Rama, professor da Escola Superior de Artes e Design e da Vereadora da Cultura, Conceição Henriques, numa conversa em torno da água termal enquanto património essencial e perspectivas futuras da sua sustentabilidade (participação livre, informações| Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 262 240 005).

 

A nível nacional, no Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, estão hoje previstos ateliês lúdicos e oficinas pedagógicas intitulados 'Vamos pintar o Mondego?', com o objectivo de ensinar os participantes a reinterpretarem e recriarem uma pintura de forma orientada, tendo como mote o rio Mondego, que cruza a cidade.

No Funchal, destacam-se as visitas orientadas no Museu Henrique e Francisco Franco, por Esmeralda Lourenço, e à exposição de Alice Sousa 'Cartas do Funchal', pela sua curadora Teresa Jardim.

O Rei Pedro IV, por seu lado, será lembrado na Igreja da Lapa, no Porto, no sábado, pela Irmandade da Lapa, no aniversário da morte do chamado 'Rei Soldado', que também foi primeiro imperador do Brasil, numa homenagem aos valores que o colocaram do lado do constitucionalismo liberal, durante a guerra civil portuguesa (1832-1834).

A galeria principal da Casa da Cerca, em Almada, realiza, no sábado, uma oficina de desenho para os maiores de 12 anos, inspirada no património do jardim botânico.

Por seu lado, o Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, organizará, também no sábado, um torneio de xadrez, entre as 10h00 e as 18h00, enquanto no Museu Nacional dos Coches - Antigo Picadeiro Real e na Praça do Novo Edifício do museu, em Lisboa, estão previstos espectáculos da Banda Filarmónica de Oliveira, de Barcelos, ao fim da tarde.

Também na capital, hoje, durante a tarde, no Aqueduto das Águas Livres, serão realizadas visitas guiadas e percursos orientados.

Ainda em Lisboa, no domingo, o Museu Nacional de Arte Antiga organiza visitas guiadas à exposição permanente intituladas 'Nada se perde, tudo se transforma', para observar algumas obras-primas da colecção que resultaram da transformação e reutilização de outras.

As actividades inscritas no Programa Nacional das Jornadas do Património, assim como as condições de acesso, podem ser consultadas pelos visitantes na página da DGPC.

Cerca de 70.000 eventos - entre visitas, debates e exposições - são organizados todos os anos pelos países europeus participantes, com o objectivo de sensibilizar para o património comum da Europa, e para a necessidade da sua contínua protecção, através da criação de experiências que promovam a inclusão e fomentem a criatividade e a inovação.

Texto: ALVORADA com agência Lusa