Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Farmácias e laboratórios fazem rastreio gratuito do cancro colorretal até 2 de Dezembro

farmacia

Um rastreio do cancro colorretal está a decorrer até 2 de Dezembro em farmácias, laboratórios e postos de colheita, para promover a deteção precoce de uma doença que mata mais de 4.000 pessoas por ano em Portugal.

Em comunicado, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) diz que se associou ao Movimento 45+, promovido pelo Grupo Ageas Portugal, a Médis, a Fundação Ageas e a Europacolon Portugal (Associação de apoio ao doente com Cancro Digestivo), para promover o diagnóstico precoce do cancro colorretal, também conhecido por cancro do cólon ou cancro do intestino grosso. O movimento visa também contribuir para o tratamento atempado e melhorar o conhecimento da população portuguesa sobre a doença.

“A proximidade que as farmácias têm da população permite-nos assumir um papel fundamental na prevenção e rastreio de doenças. Com o nosso envolvimento podemos contribuir para uma detecção precoce, essencial para o início atempado do tratamento, em situações em que ainda não existe qualquer sintoma. As farmácias reforçam assim o seu compromisso com a saúde dos portugueses”, clarifica em comunicado a presidente da Associação Nacional de Farmácias, Ema Paulino.

A campanha destina-se a pessoas entre os 45 e os 74 anos, assintomáticas, sem histórico de neoplasia e/ou pólipos colorretais, doença inflamatória intestinal ou com história familiar em primeiro ou segundo grau de cancro colorretal ou adenoma. O rastreio pode ser realizado em qualquer farmácia, posto de colheita ou laboratório aderente ao movimento de forma simples e gratuita, através do “teste de pesquisa de sangue oculto nas fezes”.

Na farmácia é apenas necessário “levantar o kit e posteriormente entregar a amostra, sendo a recolha feita em casa”, no laboratório ou posto de colheita é necessária a inscrição através de um formulário ‘online’ e aguardar uma SMS com o código de rastreio para levantar o ‘kit’ no laboratório ou posto de colheita.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados