Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Projecto do IPO Porto 'Cancro sem Temor': novo episódio aborda como sobreviver ao cancro

cancropulmao

No âmbito do Dia Mundial da Luta contra o Cancro, que se assinalou este sábado, foi divulgado hoje o terceiro episódio do podcast 'Cancro sem Temor', intitulado 'Estamos aqui', dedicado ao tema da sobrevivência.

Com a participação de Cláudia Vieira, oncologista médica na Patologia de Mama, Deolinda Pereira, directora do Serviço de Oncologia Médica e Ana Paula Lopes, sobrevivente de cancro da mama, a conversa centra-se "na importante fase da vida do doente", em que o foco é "o regresso às rotinas e aos sonhos por concretizar no futuro", em como lidar com a notícia da alta hospitalar "e na gestão das relações pessoais e profissionais", refere o Instituto Português de Oncologia do Porto.

Conta ainda com intervenções de Susana Almeida, psiquiatra, que apresentou algumas ferramentas de como o doente e também os cuidadores podem enfrentar a fase de sobrevivência e de Sérgio Chacim, Onco-hematologista, que testemunha a sua experiência com jovens doentes.

'Estamos aqui' envolve 45 minutos de conversa intimista, durante a qual se visitam receios, expectativas, visões clínicas e recomendações, sem deixar de lado o humanismo e, sobretudo, a esperança.

'Cancro sem Temor' é um projecto do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objectivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspectivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspectos, para ajudar a lidar melhor com ela.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível em //www.youtube.com/@IPOPorto74 e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)