Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sismo: Força conjunta portuguesa parte esta quarta-feira para a Turquia

ANEPC

A força operacional de 53 profissionais coordenados pela Protecção Civil parte de Lisboa na quarta-feira para a Turquia para apoiar as operações de busca e salvamento após o sismo que já provocou mais de 6.000 mortos.

Segundo uma nota da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), a Força Operacional Conjunta, com valências nas áreas de busca, salvamento, protecção e socorro em estruturas colapsadas parte após as 14h30 de quarta-feira do Terminal Militar de Figo Maduro, anexo ao Aeroporto de Lisboa.

Esta força é composta por operacionais da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica e a ajuda humanitária decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia.

O ministro da Administração Interna (MAI), José Luís Carneiro, já tinha anunciado hoje, em Coimbra, o envio desta força de 53 elementos, que sairá de Portugal “para se juntar aos esforços europeus de cariz humanitário de protecção civil e, muito particularmente no caso do apoio português, no âmbito da busca e do salvamento”.

Em declarações aos jornalistas à margem do mesmo encontro com autarcas da região centro em Coimbra, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Duarte da Costa, explicou que “já foram encontradas, em parceria com o Mecanismo Europeu, as metodologias que são necessárias para fazer entrar a força na Turquia, conjuntamente com outros esforços europeus e outras forças europeias que neste momento se estão a preparar”.

O número de mortos nos fortes sismos que atingiram na segunda-feira o sudeste da Turquia e a vizinha Síria aumentou para 6.256, indica hoje um novo balanço provisório divulgado pelas autoridades turcas.

O anterior balanço apontava para mais de cinco mil mortos na Turquia e na Síria.

Só na Turquia, o número de vítimas mortais subiu para 4.544, de acordo com a Protecção Civil turca, que anteriormente tinha contabilizado pelo menos 3.500 mortos e 22.000 feridos no país.

Segundo uma estimativa hoje avançada pela Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas afectadas pelos sismos pode chegar aos 23 milhões.

Texto: ALVORADA com  agência Lusa