Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PRR: Marinha investe em rede de centros de investigação e inovação

Marinha projectos PRR

A Marinha vai investir, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), numa rede de centros de investigação e inovação que visam estudar e preservar os oceanos, além do navio multifunções.

Estas informações foram hoje apresentadas num evento na Base Naval de Lisboa, situada em Almada, presidido pelo secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, no qual também esteve presente o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, e foram transmitidas à Lusa pela Marinha. Segundo o ramo, “o PRR contempla um conjunto de investimentos relevantes no mar e geridos pela Marinha”.

Estes investimentos traduzem-se em várias componentes, nomeadamente “uma rede de centros de Investigação, Desenvolvimento, Experimentação e Inovação (IDEI), cujo objectivo central é o conhecimento e a preservação dos oceanos”.

Essa rede é constituída por quatro centros e laboratórios, “com os quais se pretende mobilizar o conhecimento científico para o desenvolvimento de capacidades de investigação e para a transferência de tecnologia com aplicação no Mar, designadamente o Instituto Hidrográfico - Sensortech (IH-Sensortech), o Laboratório de Robótica, Sistemas de Apoio à Decisão e Inteligência Artificial do Centro de Investigação Naval (CINAVLab) e o Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM)”.

Além disto, a Marinha tem também como objectivo expandir o actual Centro de Operações Marítimas (COMAR), “que será dotado de melhores capacidades e ferramentas nos campos científico, ambiental e oceanográfico, passando a constituir um verdadeiro centro de conhecimento situacional marítimo e também um centro de operações interagências marítimas, capaz de centralizar e difundir, de forma sistemática e global, a informação e o conhecimento obtido sobre os Oceanos e as actividades nele desenvolvidas”.

Outro dos investimentos que será levado a cabo pela Marinha e pelo Governo através das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é a “aquisição de um navio de natureza multifuncional para ser empregue em missões de natureza científica e de contributo para a proteção e vigilância dos oceanos”.

Apresentado em Junho de 2022, o navio multifunções da Marinha - cujo conceito foi desenvolvido pelo actual chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo - pretende ser uma “plataforma do futuro” e sinal de uma “Marinha tecnologicamente avançada”.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no capítulo dedicado ao Mar e ao desenvolvimento da chamada 'economia azul', prevê a criação de um "Centro de Operações de Defesa do Atlântico e Plataforma Naval" no valor de 112 milhões de euros.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados