Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mais de 48.000 pulseiras do Estou Aqui! Crianças atribuídas em 2022

PSP 0196

Cerca de meio milhão de pulseiras do programa Estou Aqui! Crianças, da PSP, foram atribuídas desde o início da iniciativa, em 2012, mais de 48.000 das quais no ano passado.

Num comunicado hoje divulgado em que anuncia o lançamento do programa deste ano, que decorrerá na terça-feira, uma cerimónia em Odivelas, a PSP lembra que no ano passado foram atribuídas 48.250 pulseiras, o que permitiu resolver com maior rapidez sete desaparecimentos de crianças.

Este programa pretende agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família.

Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre apenas precisa de contactar a PSP através do número de emergência nacional (112), comunicando a localização e o código da pulseira que a criança tem consigo.

No seguimento deste contacto, a PSP garante a segurança da criança e informa a família, assegurando o reencontro familiar.

O Estou Aqui! Crianças (EAC) é um programa exclusivo e pioneiro da PSP, criado em 2012, em parceria com a marca MEO, a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, a Rádio Comercial, a organização Missing Children Europe e o Instituto de Apoio à Criança, a que se juntou este ano a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

O lançamento da edição deste ano vai decorrer na terça-feira, na Escola Básica do Mosteiro (Odivelas), num evento que contará com a participação de cerca de duas centenas de crianças do pré-escolar e 1.º ciclo.

A adesão ao programa não implica qualquer custo e as pulseiras destinam-se a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos e têm um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais.

São válidas em todo o território nacional e podem ser pedidas tanto para crianças residentes em Portugal, como não residentes.

No comunicado, a PSP lembra que as pulseiras atribuídas até dezembro de 2022 já terminaram a sua validade e terão de ser substituídas com uma nova inscrição/pedido na página do programa na internet: https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)