Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Plataforma inédita para jovens agricultores e jovens empresários rurais lançada no próximo dia 20

laboratoriovivodaagricultura

A plataforma 'Laboratório Vivo da Agricultura 4.0' será lançada oficialmente no próximo dia 20, em Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, num evento que marca o arranque da divulgação nacional deste projecto desenvolvido pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP). Tem como objectivo promover a capacitação e competitividade dos jovens agricultores e dos jovens empresários rurais através da partilha e disseminação de conhecimento técnico e inovador.

A partir de 20 de Março, estará online e disponível para todos os que pretendem reforçar competências empresariais e ter acesso a conteúdos estratégicos para a sua actividade. Através de quatro módulos de qualificação, são abrangidos os temas 'Planeamento e Capacitação', 'Inovação e Tecnologia', 'Mercados e Parcerias' e 'Empreendedorismo no Espaço Rural'.

De forma a divulgar a plataforma e aproximar os jovens agricultores e os jovens empresários rurais deste projecto, a AJAP vai dinamizar um roadshow pelas regiões Norte, Centro e Alentejo e tem presença já confirmada em eventos estratégicos, como a AGRO, em Braga e a Ovibeja.

Ponte de Lima foi a cidade escolhida para dar início à divulgação nacional e o autocarro do Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 vai estar estacionado no Largo de Camões, às 15h00. O evento de apresentação oficial conta com a presença do presidente do Município de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, e do director geral da AJAP, Firmino Cordeiro.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, Firmino Cordeiro refere que é com muito entusiasmo que lançamos oficialmente o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, uma plataforma que pretende dotar os jovens agricultores e os jovens empresários rurais de ferramentas e informação técnica inovadora. O empreendedorismo no espaço rural e o investimento dos jovens agricultores não se fazem sem partilha de conhecimento e, com este projecto, a AJAP pretende estimular a qualificação e contribuir para a dinamização do espaço rural”.

O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 é um projecto SIAC Qualificação e conta com o apoio do Portugal 2020 no âmbito do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Arrancou em 2020 com um diagnóstico estratégico às necessidades de capacitação e qualificação, com foco nos jovens agricultores e nos jovens empresários rurais. Além da plataforma online, que estará funcional a partir do dia 20, está a ser desenvolvida uma versão móvel para acesso rápido e intuitivo à informação disponibilizada.

Texto: ALVORADA