Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

21 de Abril: Dia Mundial de Sensibilização para a Leucemia Mieloide Aguda (LMA)

leucemia

'Cada momento conta' é este o mote da campanha 'Mais Momentos com aLMA', relançada esta sexta-feira, dia em que se assinala o Dia Mundial de Sensibilização para a Leucemia Mieloide Aguda (LMA). A campanha é promovida pela Sociedade Portuguesa de Hematologia, a Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).

'Mais Momentos com aLMA' é uma campanha digital que contempla a divulgação de um vídeo com forte impacto emocional de forma a aumentar a consciencialização para a doença. O vídeo da iniciativa está disponível nos canais digitais dos parceiros. Em paralelo, pretende-se convidar os portugueses a tornar esta efeméride mais especial, ao partilhar momentos especiais nas redes sociais com a hashtag #maismomentoscomaLMA.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a Sociedade Portuguesa de Hematologia e as associações de doentes referem que esta é a mais comum das leucemias agudas, sendo responsável por cerca de 25% dos casos. Actualmente o número de pessoas que vivem com LMA é cada vez maior e a esperança média de vida destas pessoas tem também vindo a crescer. Um diagnóstico e tratamento precoce podem aumentar a probabilidade de sobrevivência destes doentes. "Por isso, é tão importante um diagnóstico e tratamento precoce de forma a reduzir o impacto da doença na qualidade de vida dos doentes".

"A LMA é uma doença com altas necessidades médicas: trazer opções de tratamento inovadoras para atender a essas necessidades é da maior prioridade e é fundamental para melhorar os resultados e a qualidade de vida das pessoas que vivem com esta doença”, refere Caterina Golotta, directora médica da AbbVie Portugal.

Esta iniciativa é realizada pela AbbVie Portugal em parceria com as entidades referidas: Sociedade Portuguesa de Hematologia, a Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).

Texto: ALVORADA