Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Festival português em Mississauga, Canadá, apresenta segunda edição

Canada

A cultura portuguesa vai regressar à praça principal de Mississauga, no Canadá, na segunda edição do Portugalo Fest. “Queremos crescer enquanto festival. Estamos a tentar aumentar várias áreas do evento”, disse à agência Lusa Maria Esteves, presidente da comissão organizadora.

O Portugalo Fest terá lugar no dia 9 de Setembro, das 10h00 às 23h00 (mais cinco horas em Lisboa), na Celebration Square, em Mississauga, num figurino mais amplo.

Este ano celebramos os 70 anos da imigração oficial portuguesa para o Canadá. É muito importante celebrarmos um festival que é tão importante para a nossa cultura. Temos que mostrar a nossa cultural a Mississauga e às outras comunidades que ali vão passar pela praça”, acrescentou.

O ponto forte do Portugalo Fest, às 14h30, são os casamentos Santo António, uma cerimónia que terá lugar no edifício da autarquia.

Os casamentos à moda de Lisboa sem dúvida são o ponto forte do nosso festival. Pela primeira vez vamos ter três casamentos e duas renovações de votos”, sublinhou Maria Esteves.

A organização disponibiliza até 500 dólares (332 euros) para o vestido da noiva, a maquilhagem, o bouquet, aluguer do vestido do noivo, até 200 dólares, o boutonniere, fotógrafo (20 minutos), bolo, alianças, juiz de casamento, entre outros materiais.

As inscrições decorrem até ao dia 23 de Junho, através do website (portugalofest.ca).

Na vertente musical, o cabeça de cartaz será o cantor português Eduardo Santana, os espectáculos contam ainda com José Ricardo, Chico Ávila, além de artistas locais e da presença de vários grupos folclóricos.

Pela primeira vez estará também montado na praça um Jardim da Cerveja, também com vinhos portugueses, um espaço para crianças, com actividades para os mais novos.

No total serão cerca de 30 pavilhões com artesanato, com a gastronomia portuguesa também a ser reforçada com tasquinhas.

Na primeira edição em 2022 calcula-se que passaram pela praça da Câmara Municipal de Mississauga mais de cinco mil visitantes.

Esta região do Canadá tem uma grande comunidade portuguesa que inclui muitas pessoas naturais do concelho da Lourinhã.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)