Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Navio hidrográfico da Marinha contribui para a renovação das boias multiparamétricas em Portugal

Marinha

O NRP D. Carlos I prosseguiu, ao longo da última semana, com a sua missão multidisciplinar com a realização de várias tarefas no âmbito oceanográfico e hidrográfico, no âmbito do projecto 'SEAMAP 2030' que prevê o levantamento hidrográfico de quatro áreas, sendo que actualmente duas já se encontram concluídas e uma terceira em cerca de 90%.

O navio procedeu ao fundeamento da boia multiparamétrica oceânica de Sines, das boias oceânicas e costeiras da Nazaré e de Faro que posteriormente tiveram em manutenção, realizada por uma equipa especializada do Instituto Hidrográfico, "e encontram-se agora fundeadas de modo a continuar a sua função eficazmente", refere a Marinha num comunicado enviado ao ALVORADA.

Uma das áreas concluídas, situa-se junto ao Cabo da Roca, designada por 'área de afloramentos rochosos' que apresenta uma subida gradual da batimetria desde os 100 até aos 30 metros de profundidade, tendo na sua composição afloramentos de rochas, sendo mais intensos à medida que nos aproximamos da zona de rebentação.

No mesmo comunicado, a Marinha revela que a guarnição "encontra-se muito satisfeita" por ter concluído todas as acções dentro do período previsto "e por terem contribuído" para a renovação de todas as boias multiparamétricas fundeadas ao largo da costa continental de Portugal.

Texto: ALVORADA com comunicado da Marinha
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)