Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Adiada ligação da iluminação de Natal na Lourinhã e Praia da Areia Branca por atraso da empresa contratada pelo município

Iluminacoes de Natal

Agendada para este sábado, foi adiada pela Câmara Municipal da Lourinhã a ligação da iluminação de Natal, estando agora apontado o próximo dia 1 de Dezembro. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a Câmara Municipal explica que está em causa um atraso da montagem do equipamento pela empresa que venceu o concurso público para assegurar este serviço em 2022 e 2023 nos edifícios públicos, zonas de comércio tradicional e principais eixos rodoviários da vila da Lourinhã, “de forma a atrair a população local, visitantes e turistas a este centro urbano e a apoiar o tecido empresarial do concelho. A autarquia lamenta o sucedido, na certeza de que tem encetado todos os esforços para ultrapassar este pequeno constrangimento”, refere a edilidade.

O procedimento concursal de contratação pública foi efectuada no ano passado a quatro entidades, tendo sido feita a adjudicação plurianual à empresa Blachere Portugal - Comércio de Iluminações, Lda., de Coimbra, que apresentou o melhor preço, comprometendo-se a instalar toda a iluminação até dia 25 de Novembro de 2023, com desmontagem posterior a 6 de Janeiro de 2024. “Se, no ano passado, Natal de 2022, através do mesmo procedimento concursal, a referida empresa cumpriu os prazos e as suas obrigações, no corrente ano, apesar de a entidade ir garantindo ao município, através de diversos contactos, que as montagens terminariam, impreterivelmente, a 25 de Novembro, fomos surpreendidos, através de reunião tida a 15 de Novembro, que a empresa tinha o material disponível, mas não detinha capacidade para assegurar as montagens das estruturas, alegadamente, por não encontrar disponível uma empresa a quem subcontratasse a montagem especializada”, esclarece a autarquia.

Adianta ainda a comunicação da Câmara Municipal da Lourinhã que “desde logo, face ao pouco tempo disponível, por forma a garantir que o evento Lourinhã Natal não fosse ainda mais prejudicado, o município encetou contactos com uma empresa local que garantisse a instalação das iluminações, tendo por premissa que o material eléctrico seria cedido pela Blachere Portugal - Comércio de Iluminações, Lda”. Todavia, adianta o comunicado, “acontece que a entidade, apesar do esforço do município, só entregou parte do referido material esta quarta-feira, 22 de Novembro, incumprindo, mais uma vez, com o prazo assumido para término das montagens - 25 de Novembro”.

Concluiu o executivo municipal que tendo em consideração o valor envolvido na iluminação de Natal, não é possível à autarquia, em tempo útil, contactar outra empresa para assegurar os trabalhos, quer pela logística inerente, bem como pelo prazo legal obrigatório para desenvolver um novo procedimento concursal e a montagem das estruturas. “Neste contexto, com vista a permitir que haja iluminação de Natal durante a quadra, iniciámos hoje as montagens do material eléctrico disponibilizado pela referida empresa, encetando todos os esforços para que, no dia 1 de Dezembro, as montagens estejam terminadas e accionada a iluminação”.

Face a este problema, a Câmara Municipal da Lourinhã agendou para este sábado contará com duas acções, concretamente, às 14h30, com ‘Yoga entre Histórias’, na Biblioteca Municipal da Lourinhã e, às 21h30, no auditório da AMAL, com o concerto de Búfalo Sentado. O ‘acender das luzes da Natal’ e a actuação de ‘Duendíssimas’, decorrerão a 1 e 2 de Dezembro, estando programado discurso de boas-vindas ao ‘Lourinhã Natal’, pelo presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho, no início da Parada de Natal, dia 1 de Dezembro, às 10h00, na Praça José Máximo da Costa. O programa de Natal está disponível na página oficial da autarquia em www.cm-lourinha.pt.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)