Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Prémios, uma nova cerveja artesanal e propostas gastronómicas inovadoras marcam a 11ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã

11quinzenaaguardentedr

Está prestes a começar mais uma edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã. A iniciativa decorre entre 10 e 24 de Novembro e conta com 22 estabelecimentos de restauração participantes.

À semelhança de anos anteriores, esta 11ª edição volta a fazer da bebida destaque de um conjunto de sugestões gastronómicas, reunindo 22 estabelecimentos aderentes que se propuseram a reinventar diferentes sabores, no prato e no copo, com o produto de excelência da região.

A iniciativa apresenta diversas sugestões, desde entradas como o mexilhão meia concha e o creme de marisco - ambos confeccionados com aguardente - a pratos principais como o linguini al nero di seppia com gamberi e o bife Wellington com molho de Aguardente DOC Lourinhã. As sobremesas também não dispensam a bebida espirituosa que contam com propostas como tiramisu ou leche frita com ganache de chocolate aromatizada com Aguardente DOC Lourinhã. Há, ainda, uma variedade de cocktails em que o produto é protagonista, como o intemporal Old Fashioned ou o original White Sand Cocktail. Ao todo são 59 entradas, pratos principais e sobremesas e, ainda, cinco cocktails.

Para além da oferta gastronómica, as festividades serão palco do lançamento exclusivo de uma nova cerveja artesanal. Nascida de uma parceria entre a cerveja lisboeta 8ª Colina e a Adega Cooperativa da Lourinhã, a cerveja foi produzida recorrendo a métodos artesanais, com estágio em barricas da Adega Cooperativa. A apresentação oficial desta nova cerveja artesanal terá lugar no dia 12 de Novembro, às 18h00, no restaurante Novo Parque, no Parque da Fonte Lima.

A 11.ª edição contará ainda com um sorteio, organizado pelo Município da Lourinhã, para a atribuição de quatro prémios. O sorteio destina-se a todos os consumidores que, durante o período da quinzena, consumam pelo menos uma das propostas gastronómicas dos estabelecimentos aderentes. Por cada compra, os consumidores recebem uma senha única de participação, que deverão depositar numa tômbola localizada no interior da Biblioteca Municipal da Lourinhã. As senhas devem ser depositadas até às 12h00 do dia 28 de Novembro.

O sorteio realizar-se-á no dia 28 de Novembro, às 15h30, na Biblioteca Municipal da Lourinhã. Serão atribuídos os seguintes prémios: 1º - Aguardente Velha XO DOC Lourinhã 21 Anos (Quinta do Rol); 2º - Aguardente DOC Lourinhã XO/40%, comemorativa do 30º aniversário da Região Demarcada DOC Lourinhã, personalizada (Adega Cooperativa da Lourinhã); 3º - duas visitas guiadas ‘Sabores da Lourinhã’ - visita guiada + prova de duas Aguardentes DOC Lourinhã XO Matriz e 30ª Série + harmonização Tarte D. Isabel (Adega Cooperativa da Lourinhã); 4º - vaporizador de Aguardente DOC Lourinhã XO/40%, de 9cl (Adega Cooperativa da Lourinhã).

João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã refere que “estamos prontos para receber mais uma edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, que, além de ser um importante factor dinamizador da economia local, é uma oportunidade única para dar a conhecer a nossa região e as nossas gentes. Este ano o espírito criativo por trás desta festividade é mais evidente do que nunca, com propostas gastronómicas ainda mais inventivas e uma cerveja inovadora com o ADN da nossa aguardente regional”.

A 11ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã conta com a participação dos seguintes restaurantes: 100 Pratus (Praia da Areia Branca); Areal Beach Bar by Chakall (Praia do Areal Sul), Ave Dourada (A-dos-Cunhados), Avenida Café Cervejaria (Lourinhã), Barracão do Petisco (Marquiteira), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Dom Lourenço (Praia da Areia Branca), Marisqueira Mar do Norte (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque da Fonte Lima), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), Os Severianos (Casal Novo da Amieira), Paraíso do Foz (Alto Foz), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Pizzaria da Praia (Praia da Areia Branca), SandWish Beer Food Truck (Lourinhã), Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno), Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia) e Yukimura Sushi Bar (Lourinhã).

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados