Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Automobilismo: piloto finlandês Markku Alen é padrinho do Rally de Lisboa

MarkkuAlen 1 RallydeLisboa

O piloto finlandês Markku Alen aceitou ser o ‘padrinho’ da primeira edição do Rally de Lisboa, que vai para a estrada nos próximos dias 22 e 23 de Outubro, anunciou hoje a organização em comunicado enviado ao ALVORADA. O ainda recordista de vitórias do Rali de Portugal, que ficou na memória de todos os portugueses amantes de automobilismo pelas suas fantásticas exibições, bem como no Rali do Algarve onde fez a estreia mundial do Lancia S4.

A Comissão Organizadora do CPKA - Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, após ter obtido a confirmação da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), tinha adiado o Rally de Lisboa devido às restrições de saúde pública na Área Metropolitana de Lisboa. A competição, que este ano é candidata ao Campeonato Sul de Ralis, vai também candidatar-se ao Campeonato de Portugal de Ralis em 2022.

Recorde-se que esta competição automobilística, que vai também passar por vários concelhos da zona Oeste, incluirá o regresso dos automóveis de ralis à Serra do Montejunto, após vários anos de interregno de provas oficiais. Vários municípios da nossa região apoiam a realização desta competição: Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Cadaval. Recorde-se que prova conta ainda com o alto patrocínio da marca ‘Oeste Portugal’, por decisão da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.

“Para Markku Allen é sempre com muita alegria e satisfação, que regressa a Portugal”, destaca a organização da prova. Citando o piloto da Finlândia, refere:“passados tantos anos ainda consigo manter o recorde de vitórias no Rali de Portugal. Aí tenho grandes amigos e sou sempre muito acarinhado por todo o fantástico publico, que continua a não se esquecer de mim. É, portanto, com grande gosto que aceito o convite do CPKA para apadrinhar a primeira edição do Rally de Lisboa, rali tão importante e que já fazia falta há muito na capital de Portugal. Pelo que sei, tem todas as condições para ser um grande evento, onde todas as classificativas são novas e até o mítico troço de Montejunto, que nós fazíamos em terra e alcatrão, está agora totalmente alcatroado e em excelentes condições”. E conclui: “Sei que a organização tem realizado um grande esforço e tem contado com a experiência de dois amigos, que são o Rui Madeira e o Nuno Rodrigues da Silva, que são certamente uma grande mais-valia para o Rally de Lisboa”. Markku Alen tornou icónica a sua celebre frase "Now Maximum Attack”, porque disputava todas as classificativas a dar sempre o máximo e a lutar por todas as vitórias.

Segundo a organização, a prova vai reunir pilotos de renome nacional e internacional que“têm ficado surpresos com a qualidade das classificativas deste rali”. Rui Madeira, antigo campeão do mundo de ralis, é a cara do projecto que promete animar e cativar os adeptos da modalidade da nossa região.“Espera-nos um rali muito competitivo. Acho que os pilotos vão apadrinhar bem esta prova. Trata-se de uma competição com troços muito variados. Alguns dos quais a fazer lembrar as classificativas do Campeonato do Mundo, outros são parecidos com Monte Carlo, ou até com a Alemanha, devido à espectacular zona de vinhas que preenche grande parte dos troços da zona Oeste de Portugal”, salienta o piloto.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados