Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ministro do Mar mantém expectativa da melhoria da quota nacional de sardinha

Ministro do Mar Ricardo Serrao Santos 1

O ministro do Mar assinalou hoje a expectativa “muito positiva” da melhoria da quota nacional de pesca de sardinha, sem adiantar números, antes de ser conhecido, em Junho, o parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar.

“Tenho expectativa de que vai haver uma melhoria das quotas. Não é contabilizável neste momento, como se costuma dizer ‘prognósticos só no fim do jogo’ e não é um jogo de táctica, é um jogo de avaliação. Não é criar expectativas más ou cortar expectativas [ao sector], mas os mananciais [de sardinha] recuperaram de forma significativa e as expectativas são muito positivas”, disse Ricardo Serrão Santos à agência Lusa.

Em declarações na Figueira da Foz, à margem de um almoço que assinalou o início, hoje, da safra da sardinha naquele porto de pesca do litoral centro, confrontado com as exigências dos pescadores de sardinha, que ambicionam uma revisão da quota de pesca em alta em cerca de 20 mil toneladas - a somar às 10 mil toneladas em vigor até 31 de Julho -, o ministro do Mar explicou que a recusa em fazer previsões sobre o aumento da quota não se deve nem às exigências do sector, nem a uma atitude cuidadosa do Governo.

“Há regras para a definição das quotas, essas regras têm períodos, todos os anos o grupo de trabalho da sardinha reúne o Conselho Internacional para a Exploração do Mar, que é uma organização intergovernamental de que Portugal e Espanha fazem parte, e são aí que são debatidos, avaliados e certificados os dados científicos”, explanou.

Já sobre a safra de sardinha que hoje teve início, Ricardo Serrão Santos frisou que “correu bem”. “As informações que tenho de norte a sul do país e também em Espanha é de que as safras correram todas muito bem. O que demonstra a informação, que é fidedigna e cientificamente recolhida, de que o ‘stock’ [de sardinha] recuperou”, reafirmou o governante.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Lusa