Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Consulta Pública da Comissão Europeia sobre Desenvolvimento Rural: visão a longo prazo para as zonas rurais

CONTEXTO

A União Europeia (UE) pretende lançar um debate sobre o futuro das zonas rurais e o papel que têm de desempenhar na nossa sociedade. Esta iniciativa definirá uma visão do futuro das zonas rurais até 2040 e recolherá opiniões sobre os seguintes desafios:

- evolução demográfica
- conectividade
- baixos níveis de rendimento
- acesso limitado aos serviços

Explorará igualmente soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis tendo em conta as transformações climáticas e digitais e a crise da COVID-19.

CONSULTA PÚBLICA promovida pela Comissão Europeia e que decorre até 30 de novembro 2020.

A Comissão Europeia comprometeu-se a desenvolver uma visão a longo prazo para as zonas rurais.

Para concretizar esta visão, é necessário examinar como vivem os habitantes das zonas rurais na Europa e identificar os elementos-chave para a sua prosperidade.

Esta consulta pública contribuirá para este processo, reunindo os pontos de vista e as perspetivas dos europeus sobre um conjunto de questões, nomeadamente:

- As necessidades das zonas rurais no mundo de hoje,
- O que torna as zonas rurais atrativas,
- As oportunidades para o futuro das zonas rurais,
- A governação nas zonas rurais.

O questionário inclui um conjunto opcional de perguntas sobre a política agrícola comum e o desenvolvimento territorial.

Esta consulta pública alargada abrange todas as partes interessadas, incluindo: - o público em geral (europeus das zonas rurais, urbanas e intermédias) - as administrações a nível europeu, nacional, regional e local - as organizações representativas dos parceiros sociais, sociedade civil e consumidores e as ONG que lidam especificamente com as zonas rurais - as partes interessadas do setor privado (e respetivas associações) - os setores da investigação e académico, assim como as organizações e estabelecimentos de ensino e de formação.

Pode participar na presente consulta pública respondendo ao questionário em linha @ https://ec.europa.eu/info/law/better-regulation/have-your-say/initiatives/12525-Long-term-vision-for-rural-areas/public-consultation

Se não puder responder ao questionário em linha, contacte a Comissão Europeia através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Os questionários estão disponíveis em algumas ou todas as línguas oficiais da UE e pode responder-lhes em qualquer uma destas línguas.

Por motivos de transparência, as organizações e as empresas que participam nas consultas públicas são convidadas a inscrever-se no Registo de Transparência da UE.

Fonte: Comissão Europeia
https://ec.europa.eu/info/law/better-regulation/have-your-say/initiatives/12525-Long-term-vision-for-rural-areas