Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã desenvolveu actividades junto de alunos sobre saúde mental

cml

Na sequência de uma candidatura ao programa ‘Cuida-te +’ do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) o Município da Lourinhã desenvolveu, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lourinhã (AEL), um conjunto de actividades direccionadas a alguns grupos de alunos da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira e da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado.

A 25 de Setembro foi dinamizada a sessão de educação para a saúde pela música ‘Entre Sons de Bem-Estar’, pela Sol sem Fronteiras, uma organização não governamental para o desenvolvimento, que tem como missão a solidarização do mundo através da educação. Os destinatários foram duas turmas do 3º ciclo de escolaridade, junto das quais foi feito um trabalho de consciencialização sobre as implicações das adições e dependências mais frequentes, sem substâncias, como o jogo, a internet ou o uso do telemóvel, através da vivência de práticas preventivas, como a exploração de instrumentos musicais e a criação artística conjunta.

No dia 14 de Novembro, ainda com foco na área dos comportamentos aditivos, realizou-se uma sessão de teatro-debate designada ‘#Obsessão’, dinamizada pela Baal 17 - Companhia de Teatro na Educação do Baixo Alentejo, que teve como público-alvo uma turma do 3º ciclo de escolaridade. Ainda na manhã de 17 de Novembro, duas turmas do ensino secundário participaram numa acção de sensibilização, informação e aconselhamento sobre saúde mental, promovida por uma equipa especializada do IPDJ.

No âmbito da promoção da saúde mental, o Município da Lourinhã convida todos os munícipes a aceder ao kit básico de saúde mental, da Associação Manifestante, uma iniciativa cidadã pela Saúde Mental, empenhada em falar, inspirando as pessoas a falar sobre saúde mental; juntar, convocando não apenas técnicos de saúde mas toda a sociedade para a mesa de discussão sobre saúde mental; fazer, encontrando soluções criativas para melhorar a saúde mental de todos  encorajando outros a fazer o mesmo. Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia refere que este kit reúne um conjunto de informações que têm como objectivo informar e apoiar os cidadãos na área da saúde mental, clarificando os conceitos, indicando estratégias e dando a conhecer os principais sinais de preocupação e alerta, assim como disponibilizar alguns recursos de apoio.

Como complemento, a autarquia produziu ainda o vídeo #Compreender #Escutar #Cuidar que, de forma resumida, aborda a saúde mental da criança e do adolescente e o papel do adulto neste domínio. Este vídeo foi disponibilizado a todos os encarregados de educação da rede escolar do concelho, no dia 10 de Novembro - Dia Mundial da Saúde Mental -, através da plataforma Siga, encontrando-se também acessível no canal de Youtube do município. Para além disso, a câmara municipal procedeu ao levantamento das respostas públicas e privadas existentes no concelho, assim como as das linhas de apoio nacionais, compilação que se encontra disponível para consulta no Portal do Munícipe, em Guia de Recursos.

Por fim, o Município da Lourinhã, “enquanto agente dinamizador na promoção da saúde mental junto de toda a comunidade”, considera que as crianças e adolescentes capacitados com competências protectoras da saúde mental, podem assumir, neste âmbito, “um papel de potenciais mensageiros junto das suas famílias, razão pela qual tem apostado na promoção e disponibilização às escolas de ferramentas que o possibilitem”.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)