Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Gabinete de arquitectura de Lisboa autor do projecto vencedor da recuperação da Colónia Balnear da Areia Branca

coloniacastelobranco

A CIMBB - Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa apresentou hoje o projecto vencedor do concurso público para a recuperação do edifício da antiga Colónia Balnear da Areia Branca, da autoria do arquitecto André Nave, do gabinete lisboeta Salto Studio.

A cerimónia de apresentação dos cinco melhores projectos entre os 24 concorrentes ao concurso público lançado pela instituição intermunicipal decorreu esta quarta-feira em Castelo Branco, na sede da CIMBB, tendo contado com a presente do vereador João Serra, da Câmara Municipal da Lourinhã.

O presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBB, que também é presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, referiu que o investimento para a requalificação do imóvel localizado no concelho lourinhanense ronda os quatro milhões de euros. O responsável adiantou ainda que o projecto vai ser integrado no programa estatal Revive. “Esta é a forma de financiar, de ajudar os municípios a financiar o processo de requalificação [do imóvel] mas, ao mesmo tempo, de o colocar depois a exploração”, explicou.

O edil João Lobo sublinhou que esta solução foi decidida com o secretário de Estado do Turismo anterior, Nuno Fazenda, e adiantou que irá falar com o actual secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, sobre o assunto, uma vez que este governante já conhece o processo por ter sido o anterior presidente da Turismo Centro de Portugal. Questionado pela agência Lusa sobre o risco de colocar o imóvel no Revive e não surgirem interessados para financiar a sua requalificação, o presidente da CIMBB admitiu esse risco, mas disse que ele “é calculado”. “O risco existe. Mas, esse risco é muito diminuto. Nós decidimos sempre não o alienar [imóvel]. Essa posição podia ser tomada, mas foi sempre uma decisão que tomamos por duas razões fundamentais: na reserva da memória e da herança daqueles que o construíram e porque temos todos a expectativa que o imóvel vai ser uma mais-valia para a Beira Baixa”, disse.

João Lobo acredita que, do ponto de vista económico, a exploração turística da antiga Colónia Balnear da Areia Branca vai ser rentável para a CIMBB. “Foi esta a decisão confortável para todos os municípios e temos definitivamente o caminho para andar relativamente à requalificação do edifício e depois torná-lo um activo também muito importante para o município da Lourinhã”.

Em representação da Câmara Municipal da Lourinhã, o vereador João Serra agradeceu o desafio lançado ao município pela CIMBB. “É muito importante este caminho trilhado em conjunto. Vamos todos beneficiar”, afirmou o autarca. Esteve também presidente o autarca Pedro Margarido, presidente do executivo da União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia.

Já o arquitecto André Nave, da Salto Studio, explicou que o projecto teve como base valorizar ao máximo o edifício existente junto à Praia do Areal Sul. “Sabíamos que haveria uma parte do imóvel que teria de ser valorizado. A nova ‘pele’ está relacionada com o historial do edifício e recriámos a experiência dos balcões das aldeias da Beira Baixa”, disse. A Salto Studio SALTO é especializada em arquitectura e design de interiores, operando projectos em todo o país a partir de sua base em Lisboa.

Recorde-se que a antiga colónia funcionou durante 30 anos, maioritariamente para crianças e jovens do distrito de Castelo Branco, pertença da então Assembleia Distrital e que com a sua extinção passou para a posse da CIMBB, sendo que o equipamento se encontra desactivado desde 2009, após uma forte tempestade que degradou a cobertura do imóvel. O concurso público de concepção para a elaboração do projecto de recuperação do edifício da antiga colónia balnear foi promovido pela CIMBB e contou com a assessoria técnica da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que pertenceu ao júri, tal como um representante técnico do Município da Lourinhã.

Recorde-se que a CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)