Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Associação de Desenvolvimento e Apoio às Pescas de Porto Dinheiro recebe apresentação pública da nova espécie 'Hesperonyx martinhotomasorum'

hesperonyx martinhotomasorum

O Museu da Lourinhã vai apresentar à comunidade a sua mais recente descoberta paleontológica, a nova espécie 'Hesperonyx martinhotomasorum'. A apresentação terá lugar na Associação de Desenvolvimento e Apoio às Pescas de Porto Dinheiro, na freguesia de Ribamar, no próximo sábado, dia 11, pelas 16h00. Este evento contará com uma breve apresentação da descoberta pelo paleontólogo do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa, Filippo Rotatori, seguida de uma conversa em que este responderá às perguntas do público. O original, um pé quase completo e semi-articulado, estará em exposição durante a apresentação.

Numa nota enviada ao ALVORADA, o Museu da Lourinhã explica que 'Hesperonyx martinhotomasorum' é um dinossauro herbívoro, bípede, relativamente pequeno, que percorria a zona da Lourinhã há 150 milhões de anos. Este dinossauro foi descoberto durante uma das muitas escavações realizadas no Verão de 2021, na Praia de Porto Dinheiro. "Os afloramentos fazem parte da famosa Formação da Lourinhã, que produziu vários vestígios fósseis do Jurássico Superior, com uma idade de aproximadamente 150 milhões de anos", adianta o comunicado.

O espécime, que foi preparado no Laboratório do Museu da Lourinhã, é um dinossauro iguanodontiano de pequeno porte, bastante raro no Jurássico da Europa. A nova espécie chama-se 'Hesperonyx martinhotomasorum', em homenagem a Micael Martinho e Carla Tomás, os preparadores de fósseis do Museu da Lourinhã.

Texto: ALVORADA com comunicado do Museu da Lourinhã
Ilustração: Direitos Reservados