Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista este ano só nas redes sociais

Evento Digital batalha do vimeiro

A ‘Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista’, que este ano foi suspensa devido à pandemia de Covid-19, será assinalada simbolicamente, em ambiente digital, pelo Município da Lourinhã, a Junta de Freguesia do Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro. Segundo anunciou a organização em comunicado enviado ao ALVORADA, será através das páginas de ‘Facebook’ e de ‘Instagram’ batalhadovimeiro1808 que poderá ser acompanhado o evento de 2020.

Nos próximos dias 17, 18 e 19, este certame lourinhanense que está nomeado para o concurso das ‘7 Maravilhas da Cultural Popular Portuguesa’ - cuja votação telefónica pode ser feita pelo 760 207 832 - vai contar com a apresentação de um conjunto de vários vídeos alusivos à batalha: pequenos ‘sketches’ de animação e teatro de rua, momentos musicais, ‘workshops’ e apresentações sobre a temática militar com recriadores fardados à época. “Estes serão alguns dos momentos que o público poderá visualizar através destas redes sociais. Para além disso, irá decorrer um jogo sobre a Batalha do Vimeiro, ao longo dos três dias, com o grande sorteio agendado para o final da tarde de domingo, dia 19 de Julho”, revela a organização. O programa do evento digital será divulgado atempadamente através do ‘website’ https://batalhadovimeiro1808.pt/.

No decurso desta iniciativa será apresentado oficialmente o ‘Tour Virtual’ do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. “Este equipamento cultural e turístico foi totalmente renovado, de modo a cumprir os mais elevados padrões de acessibilidade e inclusão”, sublinha a organização. O espaço visitável pelo público conta com uma exposição em três salas de visitação permanente e com um auditório onde é disponibilizado um pequeno documentário sobre a batalha, legendado e com integração de LGP - Língua Gestual Portuguesa. Audioguias com conteúdos em audiodescrição em quatro idiomas, mapas, plantas, folhas de sala com integração de ‘Braille’, relevos, LGP e sinais internacionais são exemplos de recursos que podem ser encontrados neste espaço. “Este novo ‘tour’ permite aos visitantes entrarem virtualmente através dos seus computadores e dispositivos móveis dentro do espaço e tomarem contacto com este património histórico-cultural tão importante para a história e identidade de todos nós”, destaca ainda o comunicado.

“O Município da Lourinhã não poderia deixar de assinalar um momento tão marcante para a história da nossa região. Decidimos adaptamo-nos ao momento que vivemos e assinalar esta comemoração num formato diferente, chegando ao público através de plataformas virtuais e redes sociais, dando sempre relevo ao património que tanto valorizamos”, refere, por seu lado, o vereador João Serra.

Texto: ALVORADA