Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã estabelece regras de acesso aos cemitérios no próximo fim-de-semana

cemiterio vimeiro 1

A Câmara Municipal da Lourinhã decidiu manter o acesso aos cemitérios do concelho no próximo fim-de-semana, ao contrário de outros municípios do país, mas sujeito a regras específicas definidas pela DGD - Direcção-Geral da Saúde, devido à siautação de pandemia e de estado de calamidade que se vive no país.

Num comunicado enviado esta tarde ao ALVORADA, a edilidade informa que o horário de funcionamento dos cemitérios será condicionada, tanto no sábado como no domingo, Dia de Todos-os-Santos, e decorrerá das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, com encerramento à hora do almoço.

Haverá limitação do número de pessoas de acordo com a legislação em vigor, que será calculada para cada um dos espaços. A permanência no espaço interior deverá ocorrer “pelo tempo estritamente necessário”, estando prevista a existência de pessoal de apoio “para vigilância de acessos, limitação do número de pessoas, verificação das medidas de etiqueta respiratória e desinfecção dos locais”.

O executivo camarário proibiu, neste período, a utilização de utensílios, equipamentos e materiais de limpeza, casas de banho e disponibilização de água. Está igualmente proibição de venda de flores e outros artigos nas imediações dos cemitérios em todo o concelho. Foi estabelecido o limite de duas pessoas por campa, excepto se forem coabitantes, sendo obrigatório o uso de máscara, a desinfecção de mãos e o cumprimento do distanciamento social.

A edilidade anunciou ainda que serão enviados durante esta segunda-feira os planos de acção/contingência aos presidentes de Junta de Freguesia, “na medida em que vários cemitérios têm gestão daquelas autarquias”.

No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, é também celebrado, por antecipação, o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra no dia 2, sendo um período em que muitas pessoas visitam as campas dos seus familiares falecidos. 

O concelho da Lourinhã registou mais dois casos activos nas últimas 24 horas: são 22 os doentes que estão a ser acompanhados pelas autoridades. Segundo apurámos junto de fonte oficial, estão 161 pessoas em isolamento e 95 em confinamento obrigatório nas suas residências.

Texto: ALVORADA